Ontem, foi dia de (re)descobrir a ponte de arame entre Monteiros (Vila Pouca de Aguiar) e Veral (Boticas).
Embora o GPS aconselhe outro trajeto, recomendo seguir pela estrada municipal 530 até Veral, para, desta forma, se poderem apreciar paisagens únicas.
As serras são até à perda de vista e as curvas da estrada escondem quedas de água de uma grande beleza e, por isso, dignas de paragem para melhor as apreciar.



O que também merece ser apreciada, é a aldeia de Fiães do Tâmega, que fica a meio do caminho, com as suas casas em pedra e terrenos verdejantes.
Antes, um pouco, de chegar a Veral, encontra-se um cruzamento com a indicação “Ponte de arame”.

Quem não tiver veículos com tração deve aí estacionar o carro e preparar-se para uma caminhada por um estradão.
É um percurso bastante inclinado até à ponte, mas com pormenores muito bonitos que eu recomendo que sejam mais apreciados aquando do regresso, para corresponderem a pequenas pausas, pois a subida custa mais um pouco.



Embora a intenção seja ver a ponte de arame, recomendo uma ida um pouco mais a baixo, até à margem do rio Tâmega, onde se pode observar toda a sua beleza, mas também todo o seu furor.



Voltando a subir até à ponte encontrámos, tal como não podia deixar de ser por estas terras, uma bela “cancela” (das mais trabalhadas que eu já vi) a separar o caminho dos terrenos privados.

A ponte aparece, finalmente, no final de uma curva, bastante inclinada e acidentada, do estradão. Toda construída de madeira e ferro, encontra-se pendurada por arames em cabos metálicos amarrados nas margens do rio.




A travessia é uma autêntica aventura, pois a altura é elevada em relação à água e o aspeto aparenta ser bastante frágil.
Quem não tiver medo das alturas e da vibração da ponte, pois ela mexe bastante conforme se atravessa, aconselho parar a meio para poder contemplar as vistas sobre o rio.
É um momento único, de rara beleza e tranquilidade, que merece ser devidamente apreciado.


Antes do regresso a casa, aconselho, ainda, uma paragem em Veral, uma aldeia encantadora do concelho de Boticas, com vistas muito bonitas.