Alturas do Barroso, Barroso, Cerdedo, Coimbró, Concelho de Boticas, Portugal

Caminhada pelas Alturas do Barroso, Coimbró e Senhora do Monte…

Com antigos alunos da Faculdade de Ciências do Porto, fizemos uma caminhada pelas terras mais altas do concelho de Boticas.

Após um pequeno almoço reforçado para aguentar uma longa caminhada, lá nos reunimos na aldeia de Alturas de Barroso, onde deixamos ficar os carros estacionados no largo da igreja. O dia estava grisalho, com períodos de chuva ligeira, o que até é bom para caminhar.

Iniciamos a caminhada na direção a Coimbró, passando pelo Telhado. Esta é a única aldeia que não pertence ao concelho de Boticas, mas sim, ao de Montalegre.

Entre estas localidades, a paisagem é fantástica, pois apresenta-se muito verde e por isso aproveitamos para tirar algumas fotografias.

Ao longe era visível a barragem dos Pisões.

Ao chegar a Coimbró, pequena pausa para comer qualquer coisa e apreciar os pormenores da vida na aldeia, antes de iniciarmos uma subida por estradão até Casas da Serra.

Casas da Serra é uma aldeia, ou melhor, o que resta de uma aldeia, com apenas um habitante. Ao chegarmos à localidade, ele veio ter connosco, o Zé, e aí conversamos no largo.

Ainda subimos até à Senhora do Monte, local onde anualmente se celebra em Setembro, a festa em honra a esta santa.

A partir daí iniciamos a descida até aquele que tinha sido o nosso ponto de partida Alturas de Barroso e onde nos esperava um lanche ajantarado na, tão conhecida, Casa do Ferrador.

Foi, portanto com os sabores de Barroso e à volta da lareira que terminamos este dia de caminhada intensa.

Deixe um comentário