Concelho de Miranda do Douro, Portugal

Menino Jesus da Cartolinha, o protetor de Miranda do Douro

Na Sé Catedral de Miranda do Douro, podemos contemplar a imagem do menino Jesus da Cartolinha, Nino Jasus de la Cartolica em mirandês.

Representa o menino Jesus que, mais tarde, vai buscar o nome à cartola que lhe colocaram na cabeça nos finais do século XIX ou nos princípios do século XX.

Embora existam várias versões sobre a origem desta figura, acredita-se que surge numa altura em que Miranda do Douro se encontrava cercada por parte do exército castelhano. O povo mirandês já estava para se entregar ao inimigo devido à fome provocada pelo cerco, quando aparece, não se sabe de onde, um pequeno rapaz, vestido de cavaleiro aristocrata, a gritar palavras de força aos mirandeses, que permitiu a mobilização da população e uma investida contra os invasores, que acabaram por ser expulsos. Consta-se que ele aparecia durante os combates e que desapareceu de vez depois de ganha a batalha contra os castelhanos. Tal facto, levou a que as pessoas de Miranda acreditassem que o rapaz era uma uma ajuda divina, criando a imagem de um Jesus-soldado na consciência popular, que acabaram por representar sob a forma de uma pequena estátua vestida com os trajes de combate e que colocaram num altar no interior da catedral, passando, desta forma, a ser o protetor divino de Miranda do Douro, a quem o povo começou a oferecer roupas, como forma de agradecimento. Mais tarde, mais ligada à industria do que propriamente à aristocracia, alguém lhe acrescentou uma cartola.

Toda as ofertas de roupa, são guardadas no altar onde se encontra guardada a imagem do menino. Até fardas da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública tem, oferecidas por um Ministro português. Este é a principal atração dos visitantes da Catedral de Miranda do Douro.

As roupas são mudadas com alguma regularidade. Costuma ser vestido com vestuário adequado às cores representativas de cada fase do calendário litúrgico. Quando está frio cobrem-no com a capa mirandesa. A mesma com que sai à rua na procissão que se realiza no Inverno em sua homenagem. Esta ocorre junto ao dia de Reis e o andor é transportado por crianças de Miranda do Douro, dado este ser o seu padroeiro.

Uma opinião sobre “Menino Jesus da Cartolinha, o protetor de Miranda do Douro”

Deixe um comentário