Na nossa visita a Miranda do Douro, fomos apreciar a Sé Catedral de Miranda do Douro. Esta foi mandada construir por D. João III e implicou a demolição da antiga Igreja de Santa Maria, um templo gótico construído durante o reinado de D. Dinis.

É o maior templo de Trás-os-Montes, de grande qualidade artística, com arquitetura religiosa, quinhentista, maneirista e barroca.
É composta por uma fachada imponente, ladeada por duas torres sineiras, que antecipa a entrada numa planta cruciforme de 3 naves abobadadas à maneira gótica e cruzaria de ogivas de nervuras visíveis.



No interior pode-se observar o retábulo do altar-mor, dedicado a Santa Maria Maior, com um conjunto escultural de relevo-


Podem, ainda, ser contemplados outros retábulos que pela sua antiguidade ou exemplaridade merecem a atenção dos visitantes, tais como o retábulo de S. Bento, o retábulo de Nossa Senhora dos Remédios, o retábulo das Relíquias, o retábulo de Santo Amaro ou o retábulo de Nossa Senhora do Rosário (atualmente do Sagrado Coração de Jesus). De estilo barroco e do século XVIII, podem-se observar os retábulos de S. Pedro, de São Jerónimo e de Nossa Senhora da Piedade.







A Sé Catedral de Miranda do Douro é também conhecida por uma imagem de religiosidade popular o Menino Jesus da Cartolinha, que pode ser visto num oratório em talha dourada barroca, onde os devotos oferecem roupas à figura.

Podem saber mais sobre o menino Jesus da Cartolinha aqui.