A cerca de dez minutos da cidade de Aveiro, no concelho de Ílhavo, encontramos a Costa Nova do Prado. Um dos meus locais de férias durante anos e anos, um lugar lindo e calmo.

Depois da abertura da Barra, tornou-se mais fácil para os pescadores entrarem no mar a partir de toda a zona, o que levou a que começassem a aí instalar-se com os seus barcos. Construíram palheiros, para guardarem os materiais de pesca e alfaias, e que também eram usados como armazéns de salga da sardinha. Com o tempo estes passaram a ser as casas coloridas, tão características, da Costa Nova. Eram construídas com tábuas, geralmente na horizontal, usando várias cores.






Na Praia da Costa Nova, o mar é muito agitado, o que faz com que seja muito apreciado pelos surfistas.
Possui, também, um extenso areal em direção à Praia da Vagueira, onde os apreciadores de caminhadas aproveitam para se exercitar.
Foi justamente devido à qualidade da praia, que desde muito cedo, a Costa Nova começou a ser uma ótima escolha para se ir a banhos. Era a preferência de altas figuras da sociedade, sendo, por exemplo, frequentada por Eça de Queirós ou ainda Guerra Junqueiro.



Do outro lado, a Ria de Aveiro, contrasta com este estado do mar tão agitado, pois as suas águas são muito mais tranquilas.
Deixem o carro e percorram esta zona da marginal a pé, para poder apreciar, por um lado a beleza da Ria e por outro o colorido das casas.

Aproveitem para parar num dos quiosques da marginal para comprar a tradicional Tripa, uma doçaria típica da zona, feita da chamada bolacha americana com vários recheios.
Um dos lugares que, também, merece uma visita na Costa Nova é o Mercado do peixe, onde são vendidos peixe e marisco fresco ou já cozinhado, da Ria ou do Mar. É um local agradável e animado, onde podem ir buscar, depois de um belo passeio, o jantar.


A Costa Nova é sempre uma ótima alternativa para um belo de um passeio.