Génova, Itália, Liguria

Porto antigo de Génova

Génova é uma das cidades mais antigas da Europa, pois é a partir dela que se iniciam as trocas entre o oriente e o ocidente, abrindo os mundos entre o mediterrâneo e a Europa. Tudo isto através do seu porto, que inicialmente não passava de uma simples baía.

Também, tenho de referir que é a cidade onde nasceu Cristóvão Colombo, símbolo da navegação, e onde muitos genovêses foram contratados para os seus projetos.

O porto antigo de Génova, principal porto da Itália, é, portanto, o coração da cidade, a partir do qual se conta praticamente toda a sua história.

Embora a área antiga do porto seja do período medieval, em 1992, a sua zona portuária é projetada em estilo moderno pelo arquiteto Renzo Piano, devido à exposição internacional. O que acaba por redesenhar toda a zona.

São, portanto, vários os pontos de interesse neste porto, onde diariamente milhares de pessoas circulam, mantendo a ligação entre a cidade e o mar. Daí a primeira sugestão, seja mesmo essa, descubram toda a zona do porto antigo a pé, ouçam as pessoas nas suas rotinas do dia a dia, aproveitem para comer um bom gelado e não se esqueçam de usufruir de, pelo menos, um por do sol.

Podem, mais no período do Verão, optar por fazer um passeio de barco para as Cinque Terre, Portofino e Camogli, a partir do porto antigo, onde têm várias possibilidades de rotas e de embarcações.

Também podem, em vez de ficar num hotel, alugar um barco para a estadia. Têm várias possibilidades e não é uma solução que fique muito cara.

Uma das atrações do porto é o aquário de Génova. Construído em 1992 para festejar o quinto centenário das descobertas de Cristóvão Colombo é o maior da Itália.

Também construído em 1992, o bigo é um elevador panorâmico, que permite ver toda a zona envolvente no porto.

A “Piazza delle Feste” é uma praça coberta, onde se realizam muitos eventos.

O globo de vidro da biosfera possui no seu interior uma pequena floresta equatorial.

“Il Galeone Neptune” é um navio usado no filme de piratas de Roman Polanski. Foi trazido para Génova onde acabou por ficar, tornando-se uma das atrações do porto antigo.

O “Palazzo San Giorgio” é um edifício encantador com a sua fachada colorida.

Acolheu o primeiro banco e foi durante algum tempo uma prisão, na qual esteve preso Marco Paulo.

Génova é conhecida pelos seus becos e vielas seculares. Estendem-se por toda a zona histórica da cidade. São verdadeiros labirintos, designados por “caruggi”, ode podem encontrar vários tipos de comércios.

A visita aos caruggi não é muito recomendável à noite, pois existe muita prostituição, por exemplo, e alguns dos becos são mesmo estreitos.

Pode-se aceder a estes em frente ao porto antigo.

Deixe um comentário