Pedras Salgadas, Portugal

Pedras Salgadas Spa & Nature Park

As “Pedras Salgadas Spa & Nature Park” é um conjunto turístico de 4 estrelas localizado nas antigas termas das Pedras Salgadas, no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

As propriedades das águas das Pedras Salgadas foram, desde muito cedo, descobertas pelos locais, que as utilizavam no alivio das suas maleitas. Depressa despertaram o interesse de todos aqueles que sofriam do aparelho digestivo. Os seus efeitos são premiados na Exposição Internacional de Viena de Áustria, o que dá o grande impulso à construção do Balneário Termal. Alguns anos depois, as Termas de Pedras Salgadas abrem ao público. Foi, desde muito cedo, uma das preferências da realeza, recebendo, até hoje, a visita de milhares de pessoas.

É uma excelente escolha para um belo passeio, num local muito bonito e tranquilo ou, ainda, para ficar durante uns dias, com muitas propostas de atividades no parque e/ou na região envolvente.
Pela sua história e riqueza, a passagem pelo Parque de Pedras Salgadas obedece a um percurso natural, onde podem apreciar belos pormenores das antigas termas em contraste com elementos arquitetónico mais modernos, como por exemplo as casas das árvores.

Deixo aqui, como proposta, a forma como gosto de apreciar os cantos e os recantos deste parque, que eu considero como um dos mais bonitos do nosso País.

Costumo deixar o carro junto à entrada sul do parque, pois é a mais próxima da povoação de Pedras Salgadas e por isso aproveito, sempre, para ir tomar café antes da visita.

Ao entrar no parque, a sensação é logo de tranquilidade. Encontramos uma alameda que termina no largo da fonte Maria Pia.

Aí encontram-se as nascentes D. Fernando e Maria Pia.

Em 1884, D. Fernando visita as Termas de Pedras Salgadas. O seu nome é atribuído à nascente.

A Fonte Maria Pia é uma pequena gruta fechada por gradeamento em ferro em forma de troncos de madeira entrelaçados. É chamada, assim, em memória da rainha deste nome, mulher de D. Luís, que aqui esteve em tratamento de águas.

Aqui inicia-se outra alameda que termina no portão norte, é a bela e imponente alameda principal do parque, que conta muitas histórias e permite o acesso às outras fontes termais.

Costumo subir pelas antigas escadas de pedra logo no início da alameda, para apreciar as casas sustentáveis de madeira, de arquitetura moderna que dão ao parque um toque inovador mas sem o descaracterizar. Estas consistem em dois tipos de alojamento, as tree houses e as eco houses.

As eco houses são cabanas rasteiras, com várias tipologias, que podem acolher várias pessoas e encontram-se espalhadas pela zona mais Oeste do parque

As tree houses são casas nas árvores, com uma arquitetura muito original.

Continuando, por esse caminho de terra, encontramos aquele que para mim é o edifício mais bonito do parque, o Casino.

Construído em 1910, foi um espaço de muito glamour, hoje, totalmente recuperado, acolhe vários eventos, pois serve de centro de conferências.

A capela do parque, também, foi recuperada e acolhe vários casamentos, devido ao espaço envolvente ser tão bonito.

Pelo caminho, podemos aceder a um pequeno miradouro que permite contemplar pormenores do parque de um outro ângulo.

Junto ao portão norte, pode-se ver uma curiosa construção semicircular que servia de garagem, as “garages”.

Em frente, a fonte termal “Preciosa”.

Continuando pela alameda principal, encontra-se a “nascente das Pedras Salgadas”.

Na parte de baixo, localizam-se as piscinas exteriores e o magnifico lago do Parque.

Recomendo uma pequena paragem na esplanada da “Casa de Chá”, que tem uma vista privilegiada sobre o parque. É um local agradável, onde se pode falar calmamente ou ler, enquanto se podem apreciar os vários chás aí existentes.

A fonte termal da Grande Alcalina, onde era captada a água para os balneários é algo impressionante.

O balneário é um edifício histórico, onde as pessoas efetuavam os seus tratamentos. Com o declínio deste tipo de cuidados, degradou-se um pouco. Mas renasce em 2009, como Spa Termal das Pedras Salgadas, modernizado pelo arquiteto Siza Vieira.

Disponibiliza uma vasta seleção de massagens, tratamentos termais e de estética, partilhando as suas áreas com uma magnífica piscina interior com circuitos de águas, sauna e banho turco.

Estas são, apenas algumas das propostas existentes neste parque encantador, pois existem muitas mais, dependendo do tempo disponível para a visita.

Deixe um comentário