O Boticas Parque Natureza e Biodiversidade localiza-se em Boticas e abrange várias freguesias do concelho. Trata-se de uma área preservada, o que lhe garante uma enorme riqueza natural e paisagística.




Não posso dizer qual é a época em que ele se torna mais bonito, porque sinceramente acho que cada época/estação confere-lhe uma beleza impar. O outono mostra, por exemplo, como são lindas as cores das folhas que caiem das árvores, ou ainda, dos inúmeros cogumelos que por ali abundam, mas a primavera também gosta de impor as várias tonalidades das plantas e flores que nessa altura nascem.




Este espaço disponibiliza várias propostas de atividades, desde visitas a caminhadas, aluguer de bicicletas, entre muitas outras. Todas as informações relativas a estas podem ser solicitadas no edifício da receção à entrada do Parque.

É um lugar que os locais tinham por hábito visitar, principalmente ao domingo, quando vinham logo de manhã e aí permaneciam durante todo o dia. Traziam merendas que acabavam por comer em plena natureza, na maioria das vezes, em cima de longas toalhas colocadas no chão. Agora remodelado, este espaço continua a ser dedicado aos comes e bebes.


Ao lado um pequeno café, todo construído em madeira, permite tomar, por exemplo, um café, mas, também, um parque de diversões que delicia os mais pequenos.


O Parque é atravessado pelo rio Beça, o que permite algumas atividades ligadas a este tal como, por exemplo, voltas de kayak, ou ainda a pesca à truta no seu parque de pesca desportiva. Estas atividades como são ligadas à água, são disponibilizadas nos meses mais quentes.


Como a ideia principal do parque é a interação das pessoas com a natureza, o melhor, mesmo, é percorrer este e conhecer os diversos equipamentos e/ou atividades aí existentes, tais como os moinhos, os passadiços, os animais, o campo das aromáticas ou ainda o tanque dos anfíbios.





Também, é possível pernoitar no parque, pois tem duas habitações de tipologia T1 e T2, totalmente equipadas, que podem ser alugadas e permitirem aproveitar, ainda mais, este lindíssimo espaço.