Fermoselle é uma pequena localidade da província de Zamora, que eu conheci aquando da minha rota pelos miradouros do parque natural das Arribas. É pouco conhecida, mas é daqueles lugares “encantadores” que vale a pena visitar, não por ter um interesse específico que se destaque acima do resto, mas sim pelo cenário, pois o centro histórico é bonito, mas, também, toda a paisagem à sua volta.


Fermoselle é literalmente construída sobre rochas de granito. Apresenta ruas empedradas onde é preservada grande parte da arquitetura tradicional da localidade. Sabe bem percorrê-las para apreciar estes lindos pormenores.




A Plaza Mayor está numa das extremidades do centro histórico, mesmo aos pés do castelo. Nela se concentram os edifícios mais importantes da localidade, ocupando as belas casas de pedra da praça.


Como, também, existem vários restaurantes e cafés, aproveitamos para, aí, almoçar.

Escolhemos um restaurante chamado Medieval, mesmo ali na praça e que bem escolhido, pois o serviço e a comida foram bons. É um restaurante de comida tradicional mas com um toque moderno. A carne na brasa escolhida era deliciosa e as batatas com um travo a canela, que a acompanhava, não poderiam ser melhores. É uma zona de vinhos e por isso, também, a escolha do vinho da casa foi excelente. Comemos na sala interior do restaurante, mas, também, existe a opção da refeição ser no exterior.
Ao acabar de almoçar, subimos até ao castelo. Já pouco resta de verdadeiramente interessante neste, mas vale a pena esta subida pelas vistas lindíssimas que temos de lá de cima.



Os rios Tormes e Douro, ainda, embelezam mais as paisagens à volta da localidade, daí o meu destaque em Fermoselle serem os seus miradouros.




