A praça Richelme, no centro de Aix-en-Provence, situada perto do edifício do Hôtel de ville da localidade, foi durante muito tempo a chamada “place aux Herbes”, que data do século XIV. Mais tarde, já no século XVIII foi-lhe acrescentada a chamada “place du Marché”, passando, então, para o nome atual, em homenagem a um cantor de ópera de Aix-en-Provence, o tenor Louis-Ferdinand Richelme.


Desde a sua origem até agora, caracteriza-se pela presença de vários produtores que aproveitam este local para vender os seus produtos frescos. Atualmente, durante as manhas existem, diariamente, mercados, onde se podem comprar legumes e frutos, mas também os principais produtos locais, tal como o azeite ou outros.
Durante as tardes é um local calmo, onde as pessoas se reúnem para conversar nas diversas esplanadas dos vários cafés que aí existem.


À volta da praça existem velhos plátanos, que criam sombra, pois não nos podemos esquecer que Aix-en-Provence é a cidade onde o sol brilha, praticamente, todos os dias, o que proporciona um ambiente agradável para ter uma boa conversa ou descansar um pouco.

Se forem apreciadores de vinho, aproveitem para provar um bom rosé fresquinho enquanto conversam.
Inicialmente localizada no Hôtel de Ville, a “fontaine du Sanglier” foi, mais tarde transportada e instalada nesta praça. É uma réplica de uma obra existente em Florença, realizada pelo escultor italiano Pietro Tacca, que representa um javali com vários animais a seus pés.

Uma opinião sobre “La place aux Herbes (Aix-en-Provence)”