Aix-en-Provence é rica em praças. Todas elas, muito, acolhedoras e encantadoras. A praça de “l’Hôtel-de-Ville” é um desses lugares, bem no centro da vila, em frente ao belo Hôtel de Ville.

De um lado, podemos, portanto, apreciar este edifício, instalado aos pés da “tour de l’horloge”, com uma fachada, reconstruída entre 1655 e 1678, inspirada nos palácios italianos e suas imensas portas em madeira maciça, esculpidas com dois leões, o símbolo do poder.


A torre do relógio foi construída sobre uma obra de calcário branco da época romana. Possuí um sino, do século XVI, que tocava a rebate quando era necessário defender a localidade. Tem um arco que permite a passagem entre esta praça e as ruas vizinhas.




“la halle aux grains” é outro edifício histórico, onde ocorria a feira dos grãos, cuja fachada principal está virada para esta praça. Possui uma escultura, de que eu gosto particularmente, que representa um homem e uma mulher cercados por trigo, uvas e água, que simboliza os dois elementos associados à prosperidade da Provença, isto é os seus dois rios: o “Rhône” e a “Durance”.

No centro da Praça existe uma fonte construída em 1755, classificada como monumento nacional e obra do escultor Jean-Pancrace Chastel.

Tal como na Place Richelme, nesta, também, se realizam pequenos mercados, nomeadamente de flores e de livros antigos e é um local de encontro, onde as pessoas gostam de conversar, nas esplanadas à sombra das árvores aí existentes.

E, tal como as outras praças acolhedoras e encantadoras de Aix-en- Provence merece uma visita