Concelho de Matosinhos, Portugal, Praias

Praia da memória

A Praia da Memória, localizada na freguesia de Perafita no concelho de Matosinhos, deveria chamar-se praia da(s) Memória(s)….

Pois é uma praia de muitas memórias. Memórias de todo o tipo.

Memória de nome.

Memórias historicas. Muitas.

Chegou a ser a Praia dos Ladrões, pelo facto de ser usada por piratas para atacar e roubar os residentes, ou ainda, por servir para atrair navios a partir de falsas sinalizações que acabavam por naufragar contra as rochas, para poder saquear o que traziam a bordo.

Há, também, quem a chame de praia Arenosa, devido ao seu extenso areal que permite a prática desportiva, por isso é tão frequentada por surfistas e é comum aí disputarem jogos de voleibol.

Mas a grande memória histórica do local é o chamado Desembarque do Mindelo, pois foi aqui, devido ao facto de existirem condições propícias para os barcos chegarem até à praia, que D. Pedro desembarcou em 1832 com um exército de 7500 homens para derrotar o irmão, D. Miguel.

E foi, justamente, em homenagem a essa vitória, que foi construído o Obelisco da Memória nesta praia.

Numa das faces do obelisco pode ser lida a famosa afirmação proferida por D. Pedro aquando do desembarque “Soldados! Aquelas praias são as do malfadado Portugal”.

As suas dunas constituem o Parque de Dunas da Praia da Memória.

Este está bem preservado.

Tem vários passadiços para que as dunas não sejam pisadas, o que facilita as caminhadas na praia.

Há toda uma protecção da fauna e da flora das dunas.

Caminhando em sentido contrário, encontram-se vários rochedos, onde supostamente os barcos naufragavam. Aqui as memórias eram muitas e os silêncios também.

A praia tem bandeira azul.

Não é tão difícil estacionar como em outras praias, pois possui parque de estacionamento.

Tem vários serviços de apoio disponíveis, tais como, por exemplo, instalações sanitárias, acesso a pessoas com deficiência, bar, duches

Deixe um comentário