A UNESCO deu parecer positivo à integração, na lista de Património Cultural Imaterial da humanidade, dos Caretos de Podence. Para Trás-os-Montes este reconhecimento é muito importante, pois pode trazer alguma vida a estas regiões do Interior.





Partilho, por isso, estas palavras para quem esteja interessado em conhecer esta tradição tão bonita ligada ao entrudo.
A Casa do Careto localiza-se na aldeia de Podence no concelho de Macedo de Cavaleiros e regista toda a tradição carnavalesca desta aldeia, não só destas figuras, mas também das chamadas “Marafonas”, as únicas que eles respeitam nas suas tropelias, gritarias e chocalhadas.


A casa tem uma localização muito particular na aldeia, de onde conseguimos ter uma vista privilegiada sobre a albufeira do Azibo.

Por várias salas estão expostos os fatos, os chocalhos, as máscaras e a indumentária destas figuras, que têm tanto de simpático como de enigmático.






Também se podem apreciar pinturas e fotos, associadas aos caretos, de vários artistas tais como Graça Morais, Balbina Mendes, António Pinto e Francisco Salgueiro.







Podem comprar algumas lembranças ligadas a estas figuras na loja que aí existe e tirar umas fotografias para recordação.
