Aldeias do xisto, Concelho da Lousã, Portugal, Talasnal

Passeio pela Serra da Lousã…

Há muito que desejava visitar a Serra da Lousã, pois tinha curiosidade em descobrir as aldeias do Xisto. Mas a região não se limita à beleza dessas pequenas localidades, pois conjuga a vertente cultural e humana das Aldeias do Xisto, à beleza da natureza e as inúmeras possibilidades de lazer que a sua paisagem proporciona.

A Serra da Lousã abrange os concelhos de Lousã, Góis, Castanheira de Pêra, Miranda do Corvo e Figueiró dos Vinhos. Constitui a extremidade sudoeste da cordilheira central, por isso geologicamente muito antiga, sendo fundamentalmente xistosa e pré-câmbrica, com uma orografia acidentada e variações climáticas, que fazem com a vegetação seja muito diversificada.

As suas matas são a casa de animais, tal como o veado ou o javali.

Começamos cedo a subida, a partir de Lousã, pois queríamos apreciar todos os belos pormenores da serra.

O facto do passeio ser no Outono, tornou tudo mais bonito, pois as tonalidades da vegetação nessa estação, ainda realçaram mais a beleza da serra.

Subir a serra é uma aventura, pois as estradas são, por vezes, muito estreitas e sinuosas, sem grandes marcações o que obriga a uma condução muito atenta.

Em diversas localizações da serra, podem encontrar as intervenções “isto é Lousã”, molduras, baloiços, letras…onde podem tirar fotografias muito originais.

O Terreiro das Bruxas é um parque de merendas, muito bonito e equipado, rodeado por um misto de árvores resinosas e folhosas.

Prosseguindo a visita, visitamos 2 aldeias de xisto “Casal Novo” e “Talasnal“.

A primeira é muito pequena. A visita é rápida. Tem um pequeno parque de estacionamento junto à estrada, onde podemos deixar os carros para visitar a aldeia.

A segunda “Talasnal” é considerada a aldeia mais emblemática, devido à sua localização e disposição.

Deixamos o carro à entrada da aldeia e como já eram horas, aproveitamos para almoçar, num local muito simpático “A Taberna“.

Gostamos muito. Comemos as especialidades da Serra, no exterior com uma vista fantástica sobre os montes.

Ao terminar começamos uma visita demorada à aldeia, para podermos apreciar os belos pormenores das casas, das varandas, das ruas, dos quelhos…

Regressámos à Lousã, antes de ficar mesmo escuro, onde terminamos a noite à volta de uma bela fogueira na lareira da casa que alugamos.