Portugal

Coimbra dos Amores…

Num fim de semana pela região centro, aproveitei o facto de ter um jantar em Coimbra, para fazer uma visita à cidade, conhecida pelos seus estudantes. Fui, por isso, mais cedo para ter tempo de descobrir um pouco da localidade, que tanta vez é associada ao amor, muito por causa de ser o local escolhido por Pedro e Inês para viverem a sua intensa paixão.

É uma cidade singular, declarada Património Mundial e com uma grande riqueza histórica.

Apesar de já ter visitado Coimbra diversas vezes, acho que aprendo muito, sempre, que lá vou, por isso lá regressei a aquelas ruas estreitas e calcetadas, tão bonitas.

Deixei o carro no parque de estacionamento junto ao mercado e comecei a subida a pé.

A presença da Universidade na cidade é logo notória desde o início da visita, pois existem vários edifícios ocupados com os diversos pólos.

A meio da subida, um pequeno cruzamento leva-nos por um lado à atual casa da escrita da cidade e por outro a uma zona rica em história que é a da Torre da Contenda, do palácio de Sobre-Ribas e da Torre de Anto.

No chão, pequenos pormenores vão lembrando que estamos na cidade muralhada.

Fundada durante o reinado de Afonso Henriques, a Sé Velha de Coimbra é um belo exemplo de arquitectura românica.

Em frente, a casa onde viveu Zeca Afonso é relembrada com um pequeno painel de azulejos pintados.

A universidade foi fundada por D. Dinis, em 1290, mas durante muito tempo andou a saltitar entre Lisboa e Coimbra. Fixou-se definitivamente em Coimbra em 1537. É, portanto, uma das mais antigas universidades da Europa, conhecida, mundialmente, pela sua beleza e passado riquíssimo.

Localizada no topo da colina, tem umas vistas privilegiadas para o rio Mondego e para a cidade.

A entrada faz-se pela Porta Férrea.

O Paço das Escolas,isto é, o conjunto arquitetónico que alberga as várias faculdades, começou por ser o Paço Real de Portugal, local onde nasceram e viveram os primeiros Reis de Portugal.

Alguns edifícios são mesmo de visita obrigatória.

A Torre da Universidade é a imagem de marca da Universidade e da cidade de Coimbra.

Tem 33,5 metros de altura e no topo existe um miradouro do qual se pode apreciar a cidade.

É nesta Torre que se encontra a tão célebre ‘cabra’, que marcava as horas do despertar e do recolher dos estudantes.

A fachada da Capela de S. Miguel é encantadora com o seu, tão característico, estilo manuelino.

O edifício principal, tem uma longa varanda, a Via Latina, que consiste num corredor pórtico construído para facilitar a passagem entre as várias dependências que rodeiam o Pátio das Escolas.

A Universidade tem várias salas que primam pela beleza, tal como a sala dos Capelos, do exame privado, ou ainda, a das armas. Mas também bonitos cantos e recantos. Por isso o melhor é percorrer tudo e apreciar.

Quando terminei a minha visita, já no final da tarde e porque ainda faltava algum tempo para o jantar, fiquei longos minutos a apreciar o pôr-do-sol que era possível observar da colina sobre a cidade. Lindo, mesmo.