Gosto da originalidade da Pensão Amor. É um dos bares que eu prefiro em Lisboa. E isso desde a primeira vez que eu conheci o espaço. Posso, então, dizer que foi amor à primeira vista.
No edifício, antigamente, funcionavam quatro pensões que alugavam quartos à hora a prostitutas e a marinheiros,
vindos dos quatro cantos do mundo, que atracavam no Cais do Sodré.
A partir da intervenção urbana a que todo o bairro foi sujeito, o espaço foi reconvertido num bar e muito mais, pois recebe desde concertos de jazz a espectáculos de burlesco, passando por peças de teatro e lançamentos de livros.
A sua decoração continua a remeter para essas vivências da prostituição com o imaginário burlesco, sempre, presente , criando um ambiente intimista e sedutor.
Tem entrada direta pela Rua do Alecrim, mas tem também acesso pela tão conhecida e movimentada “Rua Cor de Rosa”.
Uma rua que tem dado que falar, tendo sido mesmo considerada pelo New York Times como uma das doze ruas preferidas em toda a Europa.
A Pensão Amor, também, ajudou a atrair movimento para este bairro.

Gosto de entrar por essa rua, pois as pinturas nas paredes pelas escadas acima, recordam os tempos mais antigos.
Pelas várias salas, que eram os antigos quartos da pensão, ainda é possível encontrar alguns dos móveis ou objetos dos tempos em que funcionava como um bordel.
O tema convida, e a singularidade do espaço também. Preparem-se para ver muito veludo, candeeiros, espelhos e cores, numa verdadeira visita ao passado.



Aqui vive-se, mesmo, o amor celebrado neste espaço das mais variadas formas. 
Daí o primeiro segredo ao chegar à Pensão Amor é percorrer as várias salas para tentar perceber qual é a preferida, para beber um copo, conversar um pouco ou até assistir a um espectáculo.
Gosto de ficar, não sei se lhe posso chamar sala principal, mas naquela que tem entrada direta a partir da rua do Alecrim.

Até a escolha das bebidas nos (re)lembra outrora.
Hoje em dia, já não dá para dormir na Pensão Amor, mas dá para aí passar, e sem qualquer dúvida, uma parte da noite, divertida e descontraída, pelo que recomendo o espaço.