Fui ao Entrudo Chocalheiro a Podence e, por isso, aproveitei para visitar a Igreja Matriz da localidade, também chamada de Igreja de Nossa Senhora da Purificação.
Já tinha ouvido falar da beleza desta igreja, mas, ainda, fiquei mais convencida depois de a ver, embora se apresente num estado em que é visível a necessidade de alguma recuperação, de preferência sem lhe fazer perder a sua alma, pois é mesmo muito genuína.
Desconhece-se a data da sua fundação, mas sabe-se que foi reconstruída em 1073, em pleno período barroco, no entanto apresenta, por exemplo, na sua fachada um modelo muito simples, depurado de decoração.
O seu interior é maravilhoso. A nave única possui um teto de madeira pintado com motivos de brutesco, estilo muito visto no século XVII e uma das características do Barroco.





Possui um coro-alto todo de madeira, onde aproveitei para subir por umas escadas muito estreitas e que me permitiu ter um ângulo diferente da Igreja.



Nas paredes laterais podem ser apreciados vários retábulos, onde predomina a talha dourada e se podem ver composições alusivas, entre outros, a Cristo, ao Coração de Jesus e a Nossa Senhora.



A capela-mor, também é coberta por tecto de madeira pintado e apresenta uma decoração onde predomina a talha dourada e pinturas.



Mas o que eu mais apreciei foi, sem qualquer dúvida, a quantidade de pinturas existentes na Igreja.
Na nave, por exemplo, podem-se observar várias em caixotões.

Também existem vários outros pormenores artísticos muito interessantes como as figuras religiosas ou os esculpidos nas madeiras pela igreja.


