Podence é uma aldeia, do concelho de Macedo de Cavaleiros, conhecida pelo seu entrudo, que é considerado por muitos, como o mais genuíno de Portugal.

É uma tradição muito antiga, um ritual milenar que se presume ter iniciado aquando da presença dos povos Celtas no Nordeste Transmontano, que consiste numa arruada dos rapazes da aldeia, conhecidos como Caretos de Podence, pelas ruas da localidade, onde chocalham as mulheres nas suas nádegas ou ancas.

Antigamente só os homens solteiros é que podiam ser Caretos, mas a desertificação do interior fez com que atualmente já não seja uma obrigação.
O traje é feito com colchas franjadas, onde predominam as cores amarelo, vermelho e verde e com uma roda de chocalhos presos à cintura. Os Caretos trazem, também, uma máscara, de latão ou couro, na qual se evidencia um nariz bastante pontiagudo.



A aldeia, que normalmente tem 200 habitantes, foi pequena para receber tantos visitantes. As ruas estavam completamente cheias de pessoas, trazendo-lhe muito vigor.


Durante os 4 dias do carnaval, foram dinamizadas atividades para todos os gostos, tais como, um mercado de produtos locais, raids fotográficos ou ainda passeios pedestres por trilhos e caminhos da bela região.

Também foi possível apreciar a gastronomia da região, participando, por exemplo, na ronda das tabernas. Muitas delas criadas só para este efeito.



A aldeia já mostra muito do afeto que sente pelos Caretos, existindo até pinturas destes nas fachadas das suas casas.


Após uma tarde divertida com muitas “chocalhadas”, os Caretos reúnem-se todos perto da igreja da localidade para dar início ao desfile.Descem todos juntos, seguidos pelos visitantes, a rua principal até a um terreno localizado perto da casa do Careto, para encerrar o entrudo.



O fim do Entrudo corresponde à queima duma figura de grande dimensão que representa o ano velho, em que se purificam as coisas más com fogo, para se começar um novo ciclo.


Enquanto arde os Caretos andam à sua volta.



Fiquei, particularmente, satisfeita por perceber que a partir de agora a continuidade não está em causa, pois vi muitas crianças a seguirem os passos dos adultos, aprendendo a ser Careto de Podence. São os chamados Facanitos.
Gostei muito de conhecer esta tradição.