Castela e Leão, Espanha, Salamanca

A caverna de Salamanca!…

Salamanca ficou muito conhecida pela sua universidade. Desde, muito cedo, foi a escolha de muitos estudantes, para aí estudarem. Vários são os conhecimentos que se podem aprender na cidade, tal como o Direito, a Filosofia, a Teologia, a Química, entre muitas outras áreas leccionadas pelas várias faculdades que a compõem.

Uma das lendas da cidade, conta que também era ensinada magia negra na cripta de uma igreja atribuída a São Cipriano, a chamada caverna de Salamanca, localizada por baixo da antiga muralha da cidade. Aí Satanás ensinava aos seus alunos a nigromancia.

Acredita-se que a lenda surgiu devido a uma visita que Hércules fez a Salamanca e na qual notou que os locais eram ignorantes, pelo que decidiu cavar um buraco onde deitou as sete artes liberais e um monte de livros selecionados, na tentativa de corrigir este aspeto. O buraco era a cripta. Como precisou de se ir embora, a lenda conta, ainda, que ele terá criado e ali deixado uma estátua dele próprio que falava para terminar o processo de aprendizagem.

Nos tempos medievais a caverna de Salamanca era tão famosa que até foi introduzida na língua local. Ainda hoje, na América do Sul, uma “Salamanca” é uma caverna onde os xamãs aprendem magia.

Como geralmente acontecia, o mito pagão tornou-se uma obra do diabo, e assim, mais tarde, o professor foi considerado o próprio Satanás. A Igreja sentiu a necessidade de transformar o local, num lugar cristão no século XII, atribuindo esta igreja a São Cipriano, um mártir que começou, também, por se dedicar às artes negras, tal como se dizia que aí aconteciam.

Hoje, toda a área foi totalmente escavada e trouxe à luz os restos da antiga cripta. O lugar agora é um museu ao ar livre, com entrada livre, mas pouco visitado pelos turistas. Aí podem ser apreciados vários restos arquitetónicos, uma porta medieval, entre outros.

IMG_0301

Também se pode aceder à torre de Villena, que eu considero como um dos melhores miradouros de Salamanca, do qual se conseguem vistas fantásticas e, por isso, vale bem a pena subir os 4 andares para as poder apreciar.

O pôr-do-sol, por exemplo, sobre a Catedral é simplesmente lindo de se ver deste local.

É um local misterioso e ao mesmo tempo romântico que vale a pena visitar.

Deixe um comentário