Aquando duma visita a Viseu acabei por ficar hospedada na Quinta do Medronheiro, um hotel rural a 6 kms do centro da cidade.

É uma propriedade significativa com 37 hectares.
Era uma antiga exploração agrícola e pecuária à volta da qual foram crescendo casas, algumas de caseiros, outras de abrigos de animais.
Tal como era usual na região, todas estas habilitações eram construídas em pedra.
Hoje, todas foram recuperadas e funcionam como quartos, onde houve o cuidado de manter os traços arquitetónicos originais. Paredes em pedra conjugadas com decoração mais moderna.

A área envolvente também o foi, a vinha foi reestruturada e aumentada e os caminhos melhorados.
O conjunto deu lugar a um misto de mundo rural associado a modernidade, muito engraçado de se ver.
Foi notório quando ao acordar, num quarto todo moderno, fui agradavelmente surpreendida pela geada que tinha caído durante toda a noite e que pintava de branco toda a zona envolvente.
Foi um belo acordar.

Devido à extensa área, o estacionamento do carro foi, portanto, muito facilitado, mesmo próximo da receção.
O pequeno almoço é servido num ambiente agradável e tem muita qualidade.
Existe uma série de atividades propostas, tais como caminhadas, prova de vinhos, piqueniques, das quais, infelizmente, não pude usufruir.
Não tirei muitas fotos, pois um problema tecnico fez com que eu perdesse a maioria, mas consegui recuperar as da paisagem que mais me marcou, a vinha nas traseiras coberta de geada.
É um espaço, muito bonito e tranquilizador, que recomendo, com a esperança que seja uma experiência tão agradável como a minha.