Imaginem que só tenham um dia mas queiram tirar, ao máximo, o proveito de conhecer a bela cidade de Madrid. Esta é uma proposta que pode ajudar.
Aconselho a levantar cedo e começar por apanhar o metro até à estação de “Retiro” e aproveitem para tomar um café, numa das inúmeras esplanadas que existem na zona.
Se, ainda, não tiveram oportunidade de conhecer o Parque do Retiro, comecem por uma visita aos pulmões da cidade, onde impera a beleza e a tranquilidade.




A Porta de Alcalá está localizada próxima da entrada principal do parque. É um monumento criado no século XVIII, quando Madrid, ainda, tinha a sua muralha medieval. É como uma espécie de Arco do Triunfo para marcar a entrada da cidade.




Continuar o percurso até à zona de Cibeles, para poder apreciar a famosa Fonte de Cibeles e o lindíssimo Palácio.



Até à Gran Via, existem belos edifícios que vale a pena contemplar.O edifício Metropolis é uma dessas obras, de que todos gostamos.



E o Banco de Espanha, grandioso.

Ao chegar à Gran Via, sente-se logo toda a azafama desta rua.


É muito comercial, pois aí estão concentradas as lojas das marcas mais conhecidas.

Se forem apreciadores de futebol, aproveitem para dar uma espreitadela à loja do Real Madrid, onde poderão conhecer alguma da história deste clube.

Aproveitem para almoçar na Gran Via, pois aí existem inúmeras propostas ao nível da restauração.
Continuando a caminhada, a Porta do Sol, é uma das zonas mais importantes da cidade. Aí não se encontra qualquer porta, tal como o nome levaría a pensar, mas sim refere-se ao facto deste local ter sido a porta de entrada de Madrid.
É sempre muito concorrida.
E aí podem ser visto, por exemplo, a estátua do urso que é o símbolo de Madrid, ou ainda, o quilómetro zero, que se encontra gravado no chão. Um desafio encontrá-lo.

A Plaza Mayor de Madrid é muito linda. Gosto particularmente da arquitetura colorida dos seus edifícios.


Na altura do Natal, ela acolhe um magnifico mercado.



Antes de jantar um pequeno salto ao palácio real.


Mas como o dia foi enorme e repleto de quilómetros, o melhor é mesmo descontrair à volta duma boa conversa e jantar no Mercado de São Miguel, um dos meus espaços preferidos em Madrid.




