Altura, Portugal, Praias, Sotavento

Altura

Habituada a passar férias desde pequena no Barlavento Algarvio, que eu muito aprecio, fui desafiada a experimentar o Sotavento.

O meu tio, por afinidade, era natural de Altura, uma pequena povoação localizada no concelho de Castro Marim e costumava convidar-me para conhecer a sua terra. Já tinha recebido tantos convites para visitar a localidade que, finalmente, decidi aceitar.

Confesso que passei umas das férias em que mais descansei e onde mais conheci lugares à volta.

Agora entendo quando o meu tio me falava da sua terra com aquele brilho no olhar.

A povoação que, hoje, é conhecida por Altura, divide-se em duas zonas, bem distintas. Uma junto à Estrada Nacional 125, que é Altura propriamente dita, e outra litoral composta por uma praia fantástica, denominada praia da Alagoa.

Esta está integrada na chamada Baía de Monte Gordo.

A praia tem um extenso areal, o que faz com que mesmo no verão, que é tão concorrida, não fica, portanto, tão lotada como as outras.

Tem uma zona de guarda-sóis, calma e mesmo perto da água, o que torna a ida à praia, ainda, mais agradável.

Tem vários restaurantes de apoio e bares, o que permite almoçar na praia. Era o que eu fazia, optando, na maioria das vezes, pelo bar que ficava em frente à zona dos guarda-sóis e onde, também, de vez em quando, fazia pequenos intervalos no bronze para ir beber uma bebida fresca.

Na rua de Alagoa, que conduz à praia, está localizada a maioria dos restaurantes da povoação, com possibilidade de escolha para todos os gostos, preferências e preços. Eu deixava essa opção geralmente para o jantar.

Ia sempre para a praia a pé, pois estava instalada num apartamento relativamente perto. Mas caso não tivesse esta possibilidade, existe um parque de estacionamento, mesmo junto à entrada da praia.

O acesso à praia faz-se por passadiços de forma muito bem organizada.

Está tudo bem definido em termos de espaços, como, por exemplo, as zonas de aluguer de equipamentos e as outras.

Para pessoas com reduzida mobilidade física, a praia proporciona ótimas condições para que estes possam ir até à água com os seus carros.

A praia tem, ainda, muita oferta ao nível desportivo, pois tem vários campos de volei e futebol.

À noite, contrariamente, à vida noturna, muito animada e agitada, que se encontra em outras localidades algarvias, como, por exemplo, Albufeira, aqui é tudo mais calmo. Mas para quem pretenda mais diversão, tem Monte Gordo ou até Ayamonte, muito perto.

No centro existe alguma oferta de animação cultural promovida pela autarquia, onde as esplanadas enchem por completo. Mas onde eu gostava mais de passar o fim da tarde e inicio da noite era mesmo na praia, onde os bares continuavam a trabalhar.

Assisti, assim, a vários pores do sol na praia, algo, verdadeiramente fantástico, pois era costume as pessoas irem para a praia fazer o mesmo.

Depois de jantar, terminava a noite nos bares da praia, onde era agradável conversar com o barulho das ondas de fundo.

Gostei particularmente da simplicidade e simpatia das pessoas, bem como da sua ligação à terra. Foi, assim, em conversa que soube Altura, antes de se tornar a estância balnear que é hoje, era uma terra de agricultores e pescadores.

Deixe um comentário