Barroso, Concelho de Boticas, Freguesia de Pinho, Portugal

Santuário do Senhor do Monte…

O Santuário do Senhor do Monte localiza-se na freguesia de Pinho no concelho de Boticas, mais precisamente na Serra do Facho.

Antes, um pouco, da aldeia de Pinho, virar no cruzamento, que está devidamente sinalizado.

A estrada até ao Santuário é um pouco estreita, mas passa por cenários mesmo bonitos, onde sabe bem parar para apreciar devidamente as paisagens.

O Senhor do Monte é um dos maiores Santuários do Concelho. Para mim, o mais bonito e do qual guardo as melhores recordações.

Recordo, por exemplo, a festa do Senhor do Monte, celebrada anualmente no último fim de semana de julho, uma das maiores do concelho de Boticas, onde logo pela manhã as famílias levavam as merendas que acabavam por comer em mantas estendidas pelo chão, num agradável convívio. Era criança, passava apenas um mês em Portugal e adorava esta festa, que era tão diferente daquilo a que eu estava habituada.

Mas para compreender o motivo de existir um Santuário em plena serra, assim no meio de nada, numa vasta zona de pinheiros é importante saber como tudo começou.

De acordo com a lenda, perpetuada pela tradição oral, por ali existia um caminho por onde passavam os almocreves, no transporte das suas mercadorias. O espaço onde hoje está localizado o Santuário era o local de descanso para eles, que aproveitavam para aí deixar uma esmola num pequeno nicho ali existente, apelando à protecção divina para que os protegesse dos ladrões. Até que um dia, apareceu no local, num monte de pedras, o Senhor do Monte. Ainda hoje podem ser vistas as suas pegadas nas pedras. As gentes da terra levaram, então, a imagem do Santo para a Igreja de Pinho, mas o Santo teimava em voltar sempre ao mesmo lugar. Finalmente desistiram de o tirar do lugar e construíram uma capelinha junto ao local da aparição e colocaram uma cruz nas pedras. Mas a fama do Santo foi aumentando e o dinheiro das esmolas também. Foi então construída a Igreja.

Uma igreja com duas torres, ali no meio das árvores. Esta tem acesso por cima ou pela parte mais baixa, a partir de uma enorme escadaria de pedra.

Com belos pormenores.

Na altura em que foi construída, as pedras necessárias para toda a obra eram carradas em carros de bois pelos lavradores das aldeias da freguesia. Este Santo é considerado o protector dos animais. O primeiro dia da festa, em honra a este Santo, é reservado à bênção dos animais. Estes são trazidos pelos lavradores até ao Santuário, por vezes até de outros concelhos. Aí dão três voltas à Igreja na busca da protecção do Santo.

É comum as pessoas fazerem todo o tipo de promessas ao Senhor do Monte. Geralmente em flores ou em cera. Tal é visível no local. No dia em que eu o visitei, várias flores tinham sido colocadas na porta principal e a pequena casota destinada às velas, também, mostrava atividade recente.

o Santuário existe, ainda, uma casa, destinada a guardar os andores na festa.

No recinto existe todo um espaço, adaptado, para merendas, daí ser comum encontrar pessoas a comer no local.

É um local muito lindo e muito calmo, que eu recomendo.

Uma opinião sobre “Santuário do Senhor do Monte…”

Deixe um comentário