Alturas do Barroso, Barroso, Coimbró, Concelho de Boticas, Concelho de Montalegre, Portugal, Telhado, Vilarinho Seco

Tarde de Primavera por Barroso…

Uma das coisas que mais me custou neste confinamento, foi de não poder viajar/visitar. Embora na minha região fosse mais fácil, pois o isolamento social é uma realidade, não achava correto contrariar aquilo que nos estava a ser pedido, só para poder andar de um lado para o outro. Aguardei, portanto, que no País se aliviassem as medidas, para o poder fazer. Sabia onde queria ir, mal fosse possível. Queria rever o meu Barroso. Na primavera. Gosto tanto de ver as suas cores na primavera e de sentir os seus cheiros tão característicos. Aconteceu este domingo.

A Barragem dos Pisões, como nós gostamos de lhe chamar, foi a minha primeira paragem, na aldeia de Parafita, concelho de Montalegre. Estava um lindo de sol, o que tornava a água, ainda mais azul, mais bonita.

Esta barragem, concluída em 1964, tem uma altura de 94 metros e um comprimento de coroamento de 1897 metros e a sua capacidade de descarga máxima é de 500 m3/s.Dá para parar e poder apreciar os dois lados desta. De um lado a sua imensa albufeira e do outro umas lindas paisagens.Do outro lado do paredão, ao começar a subir em direção ao concelho de Boticas, Lama da Missa é uma localidade, um pouco dispersa, já em plena Serra do Barroso.

Parar e apreciar a barragem de lá de cima é assim algo belo. Muito belo.

Lá ao fundo da estrada os famosos “Cornos das Alturas”, dois montes que ao longe se parecem com dois cornos, já são visíveis. Mas o percurso era outro. Em direção à aldeia do Telhado. Uma pequena localidade, do concelho de Montalegre, onde parece que tudo parou, menos a sua beleza.

Desta aldeia até à pequena localidade de Coimbró, a paísagem é simplesmente linda. Lá ao fundo, a barragem ainda é visível, do outro lado, o verde e as suas diversas tonalidades permitem um contacto, muito particular, com a natureza.

Mas, para mim, o pormenor mais bonito é a Capela de Santa Marta, que nos aparece, ali no meio de um campo, como que perdida. Sempre me perguntei como é que uma capela é ali construída no meio do nada.

A aldeia de Coimbró é bonita. Quase que parecendo, que se esconde lá no fundo, merece, no entanto, uma visita.

Até à Senhora do Monte, a beleza da paisagem é de cortar a respiração.

O Santuário da Senhora do Monte é sempre um local para poder descansar e encontrar muita calma. É um local que eu gosto muito.

As eólicas, nessa zona, são uma constante da paisagem, pois qualquer que seja a época, o vento é sempre uma constante.

Uma das estradas que eu mais gosto de percorrer, é a existente entre as Alturas do Barroso até à estrada nacional 311, que passa por Vilarinho Seco. Aconselho parar para melhor apreciar.

Em Vilarinho Seco, a paragem é obrigatória, pois considero esta aldeia a cereja no topo do bolo do concelho de Boticas.Foi sem qualquer dúvida, o melhor desconfinamento possível.

Deixe um comentário