Uma das minhas bisavós era natural de São Vicente da Chã, uma aldeia do concelho de Montalegre. É uma localidade, muito pequena, dividida em duas partes, uma nova e uma mais antiga.

O núcleo mais antigo é muito interessante. O caminho de acesso e as casas mantiveram-se de forma genuína.

Aproveitei para ir ver a casa, ou o que resta dela, onde supostamente terá vivido a minha familiar.

Mas o edifício mais bonito deste núcleo antigo é, sem qualquer dúvida, a bela Igreja Românica de São Vicente da Chã.
Esta foi edificada entre os séculos XI e XIII, daí ter um elevado valor patrimonial. Em 1910 foi, mesmo, classificada como monumento nacional. Conserva grande parte da sua arquitetura românica original, do século XI, por isso é um dos mais antigos edifícios religiosos de Portugal neste estilo.

O recinto exterior da igreja, para alem de ter um pequeno cemitério colado ao edifício tem pormenores históricos muito interessantes.


O portal é muito interessante e bonito, datado do século XIII.

Não consegui apreciar o seu interior, mas sei que surpreende tanto como a parte exterior, pois, contrariamente ao que é normal neste estilo, a igreja tem uma característica rara, possuindo duas naves, a principal e a lateral, interligadas por dois arcos plenos.
Espero poder visitar o interior da igreja numa próxima oportunidade, até lá irá continuar a esconder-se no seu cantinho tão interessante.
