O Santuário de Nossa Senhora das Neves, é um santuário de pequenas dimensões, num local totalmente isolado, entre as aldeias de Ardãos no concelho de Boticas e Seara Velha no concelho de Chaves.
Um cruzamento, devidamente sinalizado, permite o acesso a uma estrada, muito estreita, que atravessa campos, por vezes murados, até ao portão do recinto.


Contrariamente, aos outros santuários visitados no mesmo dia, este não se encontrava aberto ao público, daí só termos acesso da pequena estrada. 
Este encerramento talvez se deva aos inúmeros assaltos que este santuário já sofreu. Motivo, pelo qual, até foi autorizada a estadia de um eremita nas construções em que redor, na tentativa de acabar com estes roubos.
No meio do recinto, todo murado e pouco arborizado, encontra-se uma pequena capela alpendrada, a Capela da Senhora das Neves.
Terá sido outrora centro da vida religiosa da paróquia de Paredes, extinta na Idade Média em consequência de uma peste.
É um edifício em granito, de planta retangular, de origem medieval, no qual se percebe que já sofreu várias reconstruções e ampliações ao longo do tempo, apresentando marcas de várias épocas históricas.
Na fachada principal, protegido por um alpendre, um portal, em arco, tem, no seu alongamento um pequeno campanário com remate triangular, encimado por uma cruz.

Pequenos edifícios de apoio aos peregrinos, foram, entretanto, construídos no recinto.
A paisagem, em redor, é à perda de vista, sobre um extenso planalto granítico, onde surgem pequenos montes.
Anualmente, no mês de Agosto, é realizada no santuário, a festa religiosa em honra a Nossa Senhora das Neves, onde a majestosa procissão vai desde o Santuário até ao Cruzeiro da Senhora das Neves.
Uma opinião sobre “Santuário da Nossa Senhora das Neves”