Concelho de Chaves, Freguesia de Ervededo, Portugal

Santuário de São Caetano

Numa visita domingueira, por vários santuários, iniciei a visita pelo Santuário de São Caetano, na freguesia de Ervededo a aproximadamente 13 quilómetros de Chaves.


Este é muito frequentado, pois é um local de muitas histórias, crenças e de fé.

Anualmente, no segundo domingo de agosto, realiza-se a festa religiosa neste santuário, onde é comum encontrar centenas de pessoas a deslocarem-se a pé até lá. É já uma tradição para os flavienses.

Esta data coincide com a morte de um Santo italiano, natural de Vicenza, Caetano de Thiene (Gaetano di Thiene) em honra do qual foi construído este santuário.

Também Miguel Torga frequentava o Santuário, quando se deslocava a Chaves. Aparece mencionado na escrita dos seus diários.

São Caetano, Chaves, 12 de Setembro de 1988

Padroeiros da nossa devoção! São tantos, e não chegam para os milagres de que necessitamos.

Miguel Torga, in Diário XV

Num dos seus diários, Torga faz referência a um cemitério. Este foi descoberto em 1942, quando as obras no santuário puseram a descoberto várias sepulturas cristãs, datadas entre os séculos X e XIII. Foram, ainda, descobertas as ruínas de um templo da época da reconquista cristã.


Estão expostas algumas sepulturas antropomórficas.


No recinto existe uma bela igreja barroca, que nesse dia estava aberta e, por isso, visitei.


Também existem pequenas capelas.

A água no santuário é um elemento de grande importância. Proveniente de uma mina, o santuário tem várias fontes.


Muitas das pessoas vêm, propositadamente, encher garrafões de água, à fonte das 3 bicas, para levar para as suas casas.

Dizem que tem qualidades milagrosas, mas para tal temos de beber um pouco de cada uma das 3 bicas. O dizeres que se encontram na fonte, relembram essas qualidades milagrosas. “É de S.Caetano esta fonte pura quem nela beber de seus males cura”.


O recinto do São Caetano, também, é muito convidativo pelo espaço em si. Localizado no meio das arvores, muitas delas já seculares, foi lá construído um parque de merendas com todas as condições, criando zonas de sombras onde sabe bem comer quando começa o calor. Por isso, é mais um motivo, para que as pessoas se reúnam neste santuário.

Uma opinião sobre “Santuário de São Caetano”

Deixe um comentário