As Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, no concelho de Ponte de Lima, têm um valor ambiental muito grande, pois localizam-se numa Paisagem Protegida.

Em termos biogeográficos esta Área Protegida localiza-se numa zona de interação entre o clima Mediterrâneo, Atlântico e Continental.
Esta é atravessada pelo rio Estorãos, o que origina uma diversidade e originalidade paisagísticas significativas.
Zonas húmidas e secas, pequenos bosques de vegetação natural, canais naturais são alguns dos pormenores paisagísticos.


Esta conjugação de vegetação com o tipo de terrenos ali existentes, criam boas condições de habitat, de alimentação e de refúgio para várias espécies de fauna.

Foram criados diversos percursos e rotas para se poder usufruir deste espaço de uma forma segura e em perfeita harmonia com a natureza.

Sendo eu, uma fã deste tipo de lugares e experiências, decidi fazer uma abordagem a pé às Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, para apreciar toda esta biodiversidade.


Deixei o carro no parque de estacionamento do centro de interpretação ambiental, que eu recomendo visitar para ter uma ideia sobre a área protegida, e segui a pé, pois os vários trilhos iniciam neste local.









Ao chegar, apercebi-me logo que estava num lugar que convidava ao passeio.
Foi criada uma rede de percursos pedestres e rotas histórico-culturais, para todos os gostos e condições, sem a necessidade de grande esforço físico, de forma a nos podermos concentrar na paisagem, na flora e na fauna.
Escolhi uma mais acessível, pois estava muito calor. Os percursos nesta área protegida são muito abrigados do sol mas, mesmo assim, é necessário ter alguns cuidados.
Inúmeras infra-estruturas, tais como passadiços, observatórios, entre outras, muito bem integradas e respeitadoras, facilitam este convívio entre o homem e a natureza.


As Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos são, sem qualquer dúvida, um local de visita obrigatória para aqueles que, tal como eu, gostam de contactar com a Natureza.

Uma opinião sobre “Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos”