
Mas embora de pequena dimensão, esta é muito linda, pelo que merece uma visita.
Numa das zonas mais bonitas do concelho e mesmo à beirinha da Albufeira da barragem de Paradela, encontra-se, como que escondida no meio de imensos penedos, a aldeia de Sirvozelo.

É considerada por muita gente como uma das aldeias mais bonitas da região de Barroso e do Parque Nacional de Peneda Gerês, com quem vive e convive mesmo às suas portas, com toda a simplicidade característica dessas zonas.

Algumas casas estão mesmo encravadas nas rochas de uma tal forma que estas até se confundem com as habitações.


As ruas são pequenas e por vezes tão estreitas que deixei o carro estacionado à entrada da aldeia e optei por fazer uma visita à pé, só para ter o prazer de poder apreciar de mais perto todos os belos pormenores da localidade.

Tal como na maior parte das aldeias barrosãs, as casas caracterizam-se pela existência das escaleiras e das varandas viradas para ruas onde impera a tranquilidade.
Para além dos enormes penedos que parecem proteger as habitações e que são a imagem da aldeia, outra das referências desta pequena localidade, são as ramadas de videiras, nomeadamente de morangueiro, que unem os dois lados das ruas da aldeia.

Ramadas verdes que nos meses mais quentes tanta frescura conferem com a sombra que proporcionam.
Depois da visita, só posso concordar com as pessoas que consideram Sirvozelo uma das aldeias mais bonitas desta região, com as suas construções rurais incrustadas nos penedos.
Interessante que embora sim esteja dentro do tal parque nem o parque nem o município e muito menos Lisboa alguma vez fez alguma coisa por esta aldeia, que segundo um arqueólogo é mais antiga que Portugal como país propriamente dito.
GostarGostar