Concelho de Bragança, Concelho de Torre de Moncorvo, Portugal

À descoberta de Torre de Moncorvo

Precisava de descansar e, por isso, apreciar uma vida mais calma durante uns dias, de preferência num lugar belo.

Os Lagos do Sabor foram a minha escolha para o conseguir e Torre de Moncorvo, a localidade onde ficar.

É uma vila surpreendente, com muito para ver e rica em patrimónios.

Preparo sempre as minhas saídas, para tentar tirar mais proveito destas.

E a visita a Moncorvo não foi exceção, para me ajudar, um pouco, na escolha do que fazer, visitar, onde comer, entre outros.

Comecei, portanto, por instalar a App Moncorvo 365, que acabou por ser a grande ajuda e apoio durante a fase de preparação da viagem e ao longo de toda a estadia.

Como a ideia era descansar, queria ficar o mais próximo possível do centro histórico, para poder fazer todas as minhas visitas a pé e, como pretendia ficar mais do que uma noite, precisava de um alojamento, de preferência local, que tivesse algumas condições que me permitisse uma estadia um pouco mais longa.

Consegui isso, através da Airbnb, onde aluguei uma pequena casa, cheia de estilo, muito acolhedora, equipada com praticamente tudo e localizada no centro histórico. (Disponível em https://www.airbnb.com.br/associates/143285?s=67&c=.pi115.pk0_9&a4ptk=20517_0_9_143285&af=115)

Torre de Moncorvo possui um centro histórico admirável, pois adquiriu um certo destaque, a nível político e económico na região, desde a idade média.

Percorrer e explorar as ruas desse núcleo medieval e renascentista é ótimo, pois estas são verdadeiramente encantadoras.

A rua dos sapateiros, ou ainda, a rua da misericórdia são exemplos de percursos que devem ser explorados.

Da cerca medieval de Torre de Moncorvo resta a Porta da Vila, onde está assente a Capela de Nossa Senhora dos Remédios.

A Igreja matriz de Torre de Moncorvo, dedicada à Nossa Senhora da Assunção, é, sem qualquer dúvida, um dos inúmeros templos religiosos, a visitar. Mais parece uma catedral, devido às suas grandes dimensões.

Várias capelas, também, podem ser apreciadas em Torre de Moncorvo, tal como, por exemplo, a do Sagrado Coração de Jesus, ou ainda, a do Espírito Santo perto do antigo hospital.

A Igreja da Misericórdia é outro templo religioso, importante, da vila.

No edifício contíguo à Igreja, encontra-se a Casa da Misericórdia, onde se pode observar um brasão de armas. Toda a composição e decoração deste está ligada à fundadora das misericórdias em Portugal, a Rainha Dona Leonor.

A forma de perdurar na memória das pessoas é deixar marcas, por isso existem dezenas de casas com brasões em Torre de Moncorvo.

No Solar que acolhe, atualmente, a Biblioteca Municipal, também se pode, por exemplo, apreciar um brasão de armas.

O edifício dos Paços do Concelho é do séc. XIX.

Nele funcionam alguns serviços da câmara municipal.

Um pouco mais a baixo localiza-se a Praça Francisco Meireles, o centro da localidade.

Da época da dinastia Filipina e construído com a finalidade de abastecer a população com a água proveniente da serra, o chafariz tem um grande valor artístico.

Este foi totalmente reconstruído no centro da Praça Francisco Meireles.

A câmara municipal disponibiliza várias rotas temáticas, um pouco para todos os gostos.

Eu, por exemplo, optei por fazer a rota dos Judeus e fiquei agradavelmente surpreendida pela qualidade e quantidade da informação.

Uma opinião sobre “À descoberta de Torre de Moncorvo”

Deixe um comentário