Mesmo que nunca se tenha visitado, o Arco do Triunfo faz parte do imaginário das pessoas, pois é o monumento que é na maioria das vezes associado a Paris e à França.

Quer seja pelos desfiles por exemplo do armistício, pelas imagens da passagem de ano ou dos festejos dos títulos do futebol, as pessoas já se habituaram a ver este lindo Arco.
Localizado na Praça Charles de Gaulle, o Arco do Triunfo é um dos monumentos mais visitados de Paris. Desde a sua criação é, portanto, um local de concentração de turistas.


Construído para homenagear as conquistas de Napoleão Bonaparte, representa, portanto, o patriotismo e orgulho francês.
Na sua base localiza-se o túmulo do soldado desconhecido, local escolhido para a trasladação do seu corpo, logo após a primeira guerra mundial.
Devido ao facto de ter um túmulo, criou-se muito respeito a esse significado.
Por exemplo, os desfiles vitoriosos nunca mais passaram pelo seu centro, mas sim contornam o Arco.
Mesmo Adolf Hitler, no seu desfile vitorioso em Paris, em 1940, respeitou esse significado.
É possível subir até à sua parte superior e apreciar Paris com uns ângulos fantásticos.
O Arco do Triunfo domina aquela que é considerada a mais bela avenida do mundo, a dos Campos Elísios, por isso é visível durante toda a sua subida. Que pano de fundo mais lindo.

Não é a única, pois o Arco do Triunfo está localizado num cruzamento de 12 avenidas.

E é justamente nessas avenidas que eu gosto de terminar o dia com um bom jantar, quer seja nas suas esplanadas quando o tempo o permite, quer seja nos restaurantes, tão característicos, da zona.


2 opiniões sobre “Arco do Triunfo, a memória!…”