Quando, em 1893, Théophile Bader e Alphonse Kahn abriram, na rua La Fayette, uma loja, baseada num novo conceito de vendas, no qual as pessoas tinham de se deslocar ao longo das várias secções para comprar, estavam longe de pensar que esta iria ter tanto sucesso.

Hoje, a loja principal fica no Boulevard Haussmann, mas existem outros estabelecimentos comerciais em vários locais de França, bem como, em outros países.
A loja principal, conhecida por Lafayette Haussmann e que tem como slogan: “Ici, la mode vit plus fort”, é um dos locais que se deve visitar numa visita à capital francesa, mesmo que não seja para comprar, pois é um edifício muito interessante.

Muito interessante do ponto de vista arquitetónico pois o edifício tem inúmeros pormenores que fazem a diferença, tais como a sua linda cúpula de vidro e aço decorada com vitrais ou as suas escadas ao estilo Art Nouveau.


Os vários pisos têm varandins, decorados com belos pormenores, que permitem vistas fantásticas sobre a parte central da loja.





Na altura do natal a decoração é simplesmente espetacular, pois parte do teto e vai até ao chão. Este tipo de decoração pendurada é comum durante o ano.

Mas também muito interessante, porque as galerias proporcionam uma das melhores vistas sobre a cidade de Paris, do seu último andar, onde é possível tomar um café, por exemplo, no café existente neste terraço.

Durante muito tempo foi o único local do qual era possível, sem custos, aceder a este tipo de vistas, fabulosas, sobre Paris.




As galerias reúnem várias marcas onde é possível comprar, nos respetivos espaços, desde o artigo mais caro ao mais acessível.



A visita às Galerias Lafayette deve fazer parte de qualquer roteiro por Paris.
2 opiniões sobre “Galeries Lafayette, “Ici, la mode vit plus fort.””