A Basílica do “Sacré-Coeur“, localiza-se no bairro de Montmartre, que é, para mim, um bairro muito especial.

Gosto de me perder nas suas ruas, tão pitorescas, e de imaginar como seria a vida, neste que é conhecido como o bairro dos pintores, numa altura em que era a preferência, para viver, da maioria dos artistas.



Mas nem só de Arte vive este bairro. Localizado na colina mais alta da capital Francesa e com umas vistas fantásticas sobre a cidade, foi, desde muito cedo, um local de culto.
Dos Druidas aos Romanos, dos Santos aos Mártires, este local tem muito para contar.
Construída, com pedra de travertino, uma rocha calcária dura e densa, que resulta da rápida precipitação química de carbonato de cálcio, a basílica tem uma cor branca que nem as chuvas, nem o tempo e nem a poluição altera.


A sua cúpula central tem cerca de oitenta metros de altura, o que torna este templo visível de grande parte dos pontos da cidade.


A Basílica oferece a possibilidade de subir até à sua cúpula para contemplar as vistas sobre a cidade.
Um pouco mais a baixo, o jardim proporciona as mais lindas vistas sobre a cidade.


É sentada nas escadas, a ouvir as músicas dos artistas que aí tocam na rua e a apreciar as belas imagens que tenho pela frente, que eu gosto de estar.

Não costumo de subir as escadas até ao “Sacré-Coeur” a pé, pois prefiro chegar pelas pequenas ruelas nas traseiras da Basílica.

Para subir os inúmeros degraus existe o célebre Funicular de Montmartre, um meio de transporte que entrou em funcionamento em 1900. É uma experiência engraçada e que evita algum esforço.
A Basílica do Sagrado Coração é um dos monumentos mais emblemáticos de Paris e, por isso, um dos mais visitados.

2 opiniões sobre “Basílica do Sagrado Coração de Montmartre”