Europa, Monumentos, Portugal

Vem comigo aos Aliados!…

Quem nunca viu, mesmo que só pela televisão, a Avenida dos Aliados em festa?

Poucas deverão ser, no meu entender, as pessoas que nunca a viram, pois esta avenida é a escolha dos portuenses aquando de qualquer comemoração, seja ela a conquista de mais um título do futebol ou os festejos da noite de São João.


Construída em 1916, como uma forma de representação do poder da cidade, concentrou, desde essa época, os edifícios dos principais bancos, jornais e associações.

O seu nome é uma homenagem aos países Aliados da primeira guerra mundial.

Este carácter central associado à imponência e beleza arquitetónica dos seus edifícios tornou esta avenida num belo cartão de visita, que leva, por um lado a ser o local de realização dos grandes acontecimentos da cidade e por outro a escolha de milhares de turistas que diariamente a visitam.


É uma avenida que liga duas praças, a da Liberdade e a do General Humberto DelgadoA Praça da Liberdade tem uma estátua do rei Pedro IV montado no seu cavalo.


No outro extremo, localiza-se a Praça do General Humberto Delgado e o imponente edifício da Câmara Municipal.


É um edifício com uma bela arquitetura, onde se destaca uma torre de 70 metros de altura.


Mas não é a única construção a chamar a atenção, pois com os seus imponentes edifícios, repletos de belos pormenores, a avenida concentra uma verdadeira riqueza arquitetónica.


Escusado será dizer que de noite, a iluminação destes edifícios é algo fantástico.


Hoje, a grande maioria, pertencem a bancos e redes hoteleiras.

Já se nota um certo interesse por parte das marcas internacionais, algumas de luxo, em querer instalar-se nesta avenida.

As marcas conhecidas e internacionais já instaladas são, por enquanto, mais ligadas à restauração, como, por exemplo, a McDonald’s ou o Hard Rock Café.Instaladas em edifícios históricos souberam respeitar  a memória deste lugar.


Os passeios da avenida são largos e arborizados.


Podem ser apreciadas várias obras de Escultura na avenida, como por exemplo a estátua de João de Sousa Alão datada de 1818, que encimava o antigo edifício dos Paços do Concelho.


Gosto, particularmente, da estátua do escultor Henrique Moreira, que representa uma jovem nua, que, ainda hoje levanta grandes discussões/debates, pois datada de uma época repressiva (1929) muita gente se interroga como foi possível esta ser aceite nesta avenida.

A estátua do jornal de notícias, que representa um homem a distribuir os jornais é um clássico de grande parte das fotografias dos turistas.Qualquer passeio pelo Porto contempla a Avenida dos Aliados, pois esta é, sem qualquer dúvida, o coração do Porto.

Uma opinião sobre “Vem comigo aos Aliados!…”

Deixe um comentário