Não sou adepta do Futebol Clube do Porto, mas tal como já referi num outro post, tenho uma ligação de carinho por este clube, pelos inúmeros anos em que vivi nesta cidade e os meus vizinhos partilhavam comigo os seus momentos de glória, quando ganhavam mais um título.

Mas mesmo que assim não fosse, gosto de conhecer as realidades e hábitos dos residentes nos locais que visito e o futebol é sempre uma boa forma.
Comprei, portanto, um bilhete online, para fazer o Tour FC Porto que inclui uma visita ao estádio e ao seu museu.




Embora a visita ao Estádio seja impressionante, vou destacar, neste artigo, mais o seu Museu.


Pensado para preservar e partilhar o património material e imaterial do clube, nele, pode-se apreciar os mais de cem anos do Clube, através das medalhas e dos troféus ganhos, documentos, equipamentos, entre outros, espalhados por 27 áreas temáticas.






Tem vários espaços distintos relativos às várias épocas do clube.



Antes das salas de exposição, um hall de entrada acolhe estátuas das principais figuras do clube.


Pelas salas fora, vai-se descobrindo a história do FC Porto, muitas vezes, com uma forte componente interativa.





A visita termina numa loja do FC Porto, onde é possível comprar recordações do clube.
Acabei este Tour, já um pouco exausta pois é intenso e muito completo, com um café no Museu Caffé, um espaço calmo e decorado de forma original.
Ainda fiquei mais convencida que não é preciso ser adepta do FC Porto para visitar este museu, pois este é um espaço onde se honra o desporto de uma forma geral, com mais incidência para a modalidade do futebol.