A Praça da Ribeira é aquela praça, com a qual, a maioria de nós, tem uma ligação de proximidade, pois foi e é um local de encontros, convívios e partilhas.
Eu, por exemplo, tenho uma grande ligação, com esta, que é uma das mais antigas praças da cidade, pois durante os anos em que vivi no Porto, frequentava um Bar, que aí se localizava o “Meia Cave”.
O Meia Cave era o meu Bar de eleição e tenho muitas saudades dos bons momentos que por lá passei. Infelizmente, este espaço já fechou.
A entrada para o bar era feita a partir da praça.

A zona da Ribeira tem origem medieval.
Era um ponto importante de entrada e saída de pessoas e mercadorias, pois tinha uma grande actividade económica, devido à presença de um porto a poucos quilómetros.
Mas nem sempre foi assim ao longo dos anos, pois foi perdendo força, para outras zonas da cidade, o que implicou também que perdesse pessoas.
Só algumas intervenções urbanísticas é que permitiram que esta voltasse a ser um local de escolha dos visitantes.
Hoje, com o aumento de turistas no Porto, é mesmo o local mais frequentado de toda a cidade.


A abertura da Rua de São João e a colocação da escultura de José Rodrigues, ‘o Cubo da Ribeira’, situada praticamente no meia da praça, ajudaram muito a essa revitalização, por exemplo.
A praça até passou a ser conhecida por praça do cubo.

Próximo desta obra, é possível apreciar um chafariz do século XVII, que foi descoberto no centro da Praça.
Em 2000 foi inaugurada, também, uma estátua do padroeiro da cidade, São João Baptista, da autoria do escultor João Cutileiro.
Esta pode ser apreciada, no nicho da Fonte da praça da Ribeira.



Da praça é possível aceder a várias ruas e ruelas, do centro histórico da cidade, muito pitorescas, onde, ainda, é possível sentir, muito da alma do Porto antigo.


Os prédios pitorescos que a rodeiam, a fantástica proximidade e vista para o Rio Douro e Vila Nova de Gaia e os vários espaços de convívio são o que fazem desta praça, um local muito especial.
Adoro!!!!
GostarGostar