Alturas do Barroso, Barroso, Cerdedo, Concelho de Boticas, Portugal, Serra do Barroso

Cerdedo, a Terra Verde do Barroso…

Cerdedo é uma lindíssima aldeia do concelho de Boticas e uma das minhas preferidas.

Nem precisamos de descer até à aldeia para entender a sua beleza, basta, para tal, parar na estrada nacional e olhar para todo aquele verde onde se localizam as casas graníticas da localidade.

Localizada entre duas montanhas, as vistas são fantásticas, o que leva a apaixonarmo-nos de imediato por esta terra.

Embora a demografia tenha reduzido muito nas últimas décadas e, por isso, já sejam relativamente poucos os habitantes, é uma aldeia com vida e cheia de autenticidade.

Todas estas características levam a que seja logo amor à primeira vista.

Esta terra maravilhosa foi abadia da Casa de Bragança e pertenceu, durante muito tempo, ao concelho de Montalegre, mas com a criação do de Boticas acaba por transitar para este.

Também foi, durante muitos anos, freguesia mas foi extinta em 2013, para passar a integrar a freguesia de Alturas do Barroso e Cerdedo.

Escusado será dizer que a pequena estrada que une estas duas localidades pela Serra do Barroso é assim qualquer coisa que não se pode perder.

A 20 de janeiro de cada ano, os habitantes unem-se para celebrar uma festa em honra à São Sebastião, santo adorado em várias aldeias próximas.

Fui pela primeira vez, no ano passado e garanto que vale muito a pena conhecer esta celebração com caráter tão intimista.

Mas, curiosamente, o padroeiro da aldeia não é São Sebastião, mas sim São Tiago, santo ao qual a igreja paroquial é dedicada.

Localizada na parte mais a Sul da aldeia, no meio de um adro que era o antigo cemitério da localidade, este templo religioso merece, sem qualquer dúvida, uma visita.

Tem vários pormenores arquitetónicos, tal como a sua torre sineira, ou elementos decorativos, como por exemplo, um sarcófago em granito, muito interessantes.

Do adro, as vistas são igualmente maravilhosas e o verde continua a dominar.

A aldeia tem várias entradas, todas elas, excelentes alternativas e com muito de belo para apreciar.


Cerdedo é a nossa aldeia verde!…

Uma opinião sobre “Cerdedo, a Terra Verde do Barroso…”

Deixe um comentário