Barroso, Bobadela, Concelho de Boticas, Portugal, Serra do Leiranco

Gravuras Rupestres do Souto Escuro, um regresso à Pré-história…

Há muito que eu queria visitar o lugar onde estão localizadas as Gravuras Rupestres do Souto Escuro.


Estas localizam-se perto da aldeia de Bobadela no concelho de Boticas, na parte inferior de uma das encostas da grandiosa Serra do Leiranco.

Como sempre, quando visito um local que desconheço e onde seja necessária uma localização rigorosa, descarreguei o percurso na aplicação Wikiloc, o que me permitiu, e com precisão, encontrar as gravuras sem qualquer problema.


A Arte Rupestre é algo que me fascina.

Adoro imaginar como é que eram feitas todas essas criações artísticas pré-históricas.

Esta arte, geralmente, está associada a representações de animais, plantas, pessoas, entre outros, que se podem encontrar em grutas ou, ainda, em rochas, tal como acontece com estas do Souto Escuro.


Acredita-se que, neste caso em particular, possam ter sido criadas pelos povos que ocuparam estes territórios entre os 4º e 1º milénios antes de Cristo, por estarem incluídas na chamada “Arte Atlântica”.

Neste caso trata-se de sinais gráficos abstratos gravados em lajes graníticas.

Visitei os dois locais que se designam por “Souto Escuro 1” e “Souto Escuro 2”.

Comecei pela segunda, uma só gravura, em bom estado de conservação, representando círculos concêntricos e localizada numa enorme rocha com umas vistas magníficas.



Um pouco mais a cima, as gravuras do Souto Escuro 1 impressionaram-me pela quantidade de figuras existentes, não se limitando às circulares vistas anteriormente.

Identificam-se, também, inúmeras covinhas , traços curvilíneos e retilíneos.

Algo que, tal como já disse, considero fascinante.


Deixe um comentário