Parque Natural da Arrábida, Portugal, Praia do Meco, Praias, Serra da Arrábida, Serras

Sesimbra, um pé na Serra e outro no Mar…

O que gosto mais em Sesimbra?!…
Muito simples, o Parque Natural da Arrábida, o Peixe, o Mar, a História e a Praia do Meco.

Relativamente próximo de Lisboa, o concelho de Sesimbra, pertencente ao distrito de Setúbal, tem esse poder de nos fazer esquecer que estamos tão perto da capital.

Basta para tal a viagem no meio de toda aquela paisagem natural.

Ao chegar à vila de Sesimbra dá, logo, para perceber e sentir, por um lado o seu lado piscatório pois abundam barcos e um agradável cheiro a peixe grelhado paira pelas ruas e por outro o seu lado histórico, pelos vários monumentos e traçado medieval da localidade que aí se podem apreciar.

O Mar banha o centro da vila, criando uma linda baía onde as pessoas gostam de aproveitar os prazeres da praia.

É percetível a ligação entre este e as pessoas.

Estacionar no centro, junto ao mar, é complicado, por isso, o melhor, mesmo, é deixar o carro estacionado fora e descobrir, a pé, as ruas e ruelas, tão características de tão antigas que são.

E é dessa forma, a caminhar, que se percebe o quanto a vila de Sesimbra é encantadora.

Provar o peixe e as especialidades ligadas ao mar, tais como a ameijoa, é imperativo. Escolher uma das inúmeras esplanadas existentes para o poder fazer, ainda, é mais imperativo.

O Forte de Santiago, construído numa altura em que havia necessidade de proteger as populações entre Sesimbra e Setúbal dos piratas e corsários, dá um toque ainda mais bonito à zona central, pois localiza-se, mesmo, sobre a praia.

Apreciar, caminhar, saborear…assim se aproveita, dá melhor forma, o tempo nesta bela vila piscatória.

E claro, passeio que é passeio por Sesimbra, tem de terminar de preferência pela Praia do Meco na aldeia com o mesmo nome.

Uma praia que durante tantos anos, devido aos acessos tão complicados, era praticamente desconhecida, mas que, hoje em dia, é a escolha de pessoas que, tal como eu, valorizam o aspeto mais selvagem das coisas.

É sempre lindo um passeio quando ele acontece entre serra e mar!…

Deixe um comentário