Barroso, Concelho de Boticas, Miradouro de Sapelos, Miradouros, Portugal, Sapelos, Serra do Leiranco

Castro de Sapelos…

Já não é segredo para ninguém, que, desde muito cedo, os territórios que compõem o atual concelho de Boticas tiveram, sempre, uma grande ocupação, o que o deixa muito rico em termos históricos e arqueológicos.

Abundam os vestígios da cultura castreja.

Localizado na margem esquerda do Rio Terva, a uma altitude de aproximadamente 600 metros, próximo da aldeia de Sapelos, o castro, com o mesmo nome, “Castro de Sapelos” é um dos inúmeros locais fortificados que se pode observar no concelho.

Não é de difícil acesso.

Deixar o carro, estacionado, na estrada nacional n.º 103, onde existem vários espaços, mais largos, na berma para o poder fazer.

Todo o percurso até ao castro, está muito bem sinalizado, por isso, não há grandes motivos de preocupação acerca da sua localização.

Até ao castro, a caminhada faz-se a subir por um estradão em terra batida.

De vez em quando, até para poder descansar um pouco, aproveitei para apreciar os belos pormenores da natureza, tão característicos de Barroso.

Um painel informativo, antes da última subida mais abrupta, permite saber mais sobre este castro e sobre os pontos de maior interesse nas proximidades.

Ao chegar ao cimo deste caminho, as vistas são, simplesmente, deslumbrantes.

São visíveis linhas de muralha, em granito, que delimitam o povoado.

Vários trabalhos arqueológicos na zona permitiram, por um lado, comprovar a sua ocupação por vários séculos antes e depois de Cristo, mas, também, identificaram algumas estruturas habitacionais.

Foi colocado um miradouro, junto ao Castro, que permite apreciar toda a zona envolvente.

Fiquei ali por momentos. Só a apreciar. As vistas deste ponto são, igualmente, maravilhosas. E o Leiranco lá ao fundo.

Registei os instantes da minha presença neste sítio tão lindo.

2 opiniões sobre “Castro de Sapelos…”

  1. Sem dúvida… uma boa opção a mudança para viver, região excecional para conhecer e talvez viver… !
    Sou de origem mais urbana, com deslocações frequentes a tras os montes, Boticas em especial com visita a alturas para apreciar o excecional cozido.

    Gostar

Deixe um comentário