A Guarda ou La Guardia é uma localidade galega, muito acolhedora e bonita, que se localiza a sul de Pontevedra.
Parece que escorre pelo Monte de Santa Tecla abaixo, convergindo para um pequeno porto de pesca.


É um pequeno porto piscatório, encantador, localizado na confluência do Rio Minho com o Mar, junto à baía que banha a localidade.

É, para mim, o melhor cartão postal de La Guardia num belo contraste entre as casas coloridas ao longo de toda a baía e as várias embarcações atracadas nas águas.
É logo ali que se percebe a relação, intensa, existente entre o Porto e a cidade, que acabam por neste ponto se completarem e complementarem.
Palavras para quê?!… Apetece só estar ali, a apreciar todos estes pormenores maravilhosos que o mundo nos oferece.


Nas instalações do Porto vive-se uma verdadeira azáfama, devido à atividade piscatória, com a constante entrada e saída de barcos, a chegada do peixe fresco, a lavagem das redes e caixas…



Muito de todo este pescado irá, provavelmente, para os inúmeros restaurantes existentes pela avenida marginal e que oferecem uma oferta variada de peixe e marisco, para todos os gostos e carteiras, com a possibilidade de ser servida em pequenas esplanadas viradas para a água.

Na avenida marginal uma sentida homenagem ao pescador, relembra a importância destes homens do mar, que diariamente correm riscos para todos podermos apreciar as delícias do oceano.


Após ter desfrutado destes barulhos tão característicos do porto, dos cheiros da maresia, ter fotografado todos os cantos e recantos deste lugar tão bonito, decidi aproveitar para me sentar num restaurante e provar o tão afamadas especialidades do mar, pelas quais chegam a apelidar esta localidade de capital do marisco.




O resultado não podia ser melhor…