Andava eu, pela hora do almoço, a deambular pela marginal de La Guardia, à procura de um restaurante para poder almoçar.
Existe um sem número de restaurantes nessa rua, o que torna a escolha um pouco mais complicada.

No entanto, após já ter lido as ementas em vários restaurantes, e, ainda, não me ter decidido, tudo se tornou fácil quando me preparava para fazer o mesmo no restaurante Bitadorna, ou seja, analisar o menu.

Uma senhora, muito simpática, veio ter comigo e começou, de forma muito calma e sem lhe ter perguntado, a explicar, com mais pormenores os pratos que compunham a ementa. Se a explicação foi ótima para a minha escolha, o facto de ela me ter dito que poderia entrar com a minha cadela sem qualquer problema, mesmo para a sala do interior, foi decisiva e aceitei.
Acabei por escolher ir para a sala interior e deparei-me com um restaurante muito bem decorado, com bom gosto e requintado na escolha das suas toalhas, copos e louças.
A iluminação era discreta e bem pensada. Gostei muito do espaço e fiquei logo impresionada.


Pela leitura, mais atenta, do cardápio, fiquei a perceber que se tratava de um restaurante com uma cozinha diferente, mas, sem se afastar, muito, da tradição local.
Inaugurado em 1995, no porto de La Guardia, nasceu, justamente, com esse propósito.
Curioso é o facto do cardápio alterar todos os dias, de acordo com a melhor oferta do mercado de peixes, talvez, devido ao pescado que vai chegando ao seu porto.


Até o nome do restaurante era diferente, tentei, portanto, perceber a origem deste e, rapidamente, descobri que Bitadorna é o nome de algumas rochas do porto de La Guardia que só são descobertas na maré baixa, que os marinheiros conhecem e que servem para os orientar.
O proprietário do restaurante, e também cozinheiro, foi uma simpatia.
Acabei por escolher uma mariscada, que veio muito bem composta e acompanhada por gambas al ajillo.
O marisco era fresco e muito saboroso.


Uma pesquisa permitiu-me saber que este restaurante foi considerado, pela ABC Viajar, como uma das 10 melhores marisqueiras de toda a Espanha e está listada nos mais prestigiosos guias e revistas especializadas espanholas e internacionais.
Os preços não são muito baratos, mas comparando a qualidade e o preço, julgo serem justos.
O Restaurante Bitadorna é, portanto, uma excelente escolha, quando se pretender provar bom marisco na Galiza.