Concelho de Caminha, Moledo

Praia de Moledo

A minha história de amor, com a Praia de Moledo, já não é de agora.

Sei que ela é ventosa, que a água é fria e que, muitas vezes, o nevoeiro demora a levantar, mas tudo aquilo que ela nos traz supera tudo isto e dificilmente se consegue nas outras praias.

E esta opinião, pelos vistos, é partilhada por muitas pessoas, pois desde o início do séc. XX, esta estância balnear tornou-se muito famosa e muito frequentada.

Políticos, colunáveis, empresários, personalidades da Cultura portuguesa, população do Minho e de outras regiões, entre muitos outros, são acérrimos frequentadores desta praia, não se deixando seduzir por outros areais mais quentes, a sul.

Mas quais serão as razões, pensarão alguns, para que esta praia tenha conseguido o prestígio que ganhou a Norte ao longo do século XX?

Quem a frequenta sabe os motivos e, por isso, a resposta é fácil, pois não basta ser bonita, tal como a generalidade das praias o são, ela é beneficiada por todo um cenário envolvente de sonho, onde reina uma tranquilidade única e impera a simplicidade.

Está, portanto, localizada numa zona de grande beleza natural, onde será difícil explicar ou escolher o que é mais bonito.

Por um lado, a Mata do Camarido, que a enquadra e abriga a norte e que permite umas ótimas caminhadas até à Foz do Rio Minho.

Por outro, o belo Monte de Santa Tecla, já na vizinha Espanha, que se destaca, com o seu desenho em forma de cone, por toda a praia (e não só).

Em frente à praia, uma pequena ilha toda rochosa, à qual se acede por barco, abriga o Forte da Ínsua, um monumento nacional construído inicialmente, no séc. XV, como um convento e que séculos depois se tornou um forte para defender a costa.

O areal na praia é extenso e branco, sulcado de rochas, que vão aparecendo aqui e ali.

Quanto ao oceano, a sua cor é tão azul em dias de sol, que mais parece ser um prolongamento do céu.

Mas um dos momentos altos é sempre o fim do dia, com o seu lindo pôr-do-sol…

Este ano, não tive a oportunidade, nestas primeiras visitas de ter dias com muito sol, mas o verão ainda não acabou e o meu amor por Moledo não acaba por aqui…

Deixe um comentário