Carreço, Concelho de Viana do Castelo, Montedor, Portugal, Praias

Carreço, dos girassóis aos moinhos…

Quando dei por mim, estava rodeada por enormes girassóis, no meio de um campo.

Não consigo resistir a estas belas experiências de contacto com as maravilhas que a natureza nos oferece.

Foi no Carreço, uma pequena freguesia do concelho de Viana do Castelo, que conseguiu conquistar-me por completo, não só pelos seus campos de girassóis ou pelas suas praias fantásticas, tal como a praia de Paçô onde se pode apreciar um forte com o mesmo nome, mas, também, pela sua riqueza histórica e natural.

Aproveitei, portanto, para fazer imensas caminhadas pela zona, na tentativa de descobrir parte desses belos pormenores, a partir dos vários trilhos que por ali existem.

Percursos pedestres, bem definidos, onde muitas vezes, mais, me parecia que estava no meio dos cenários de “Game of Thrones”, do que propriamente a caminhar pelo monte.

No alto da colina de Montedor, o Farol parece olhar para nós e acompanhar todas as nossas caminhadas.

O Monte de Montedor é um verdadeiro deleite da natureza.

É possível, por ali, encontrar espécies invulgares de fauna e flora, pois trata-se de uma área de elevada importância ambiental e natural.

Este monte foi habitado desde a Pré-história, daí ter uma riqueza muito ampla em termos arqueológicos, tais como gravuras rupestres.

Junto à praia de Fornelos, existe, ainda, um conjunto de salinas, as chamadas “pias salineiras”, que se supõe remontarem à época romana ou à Idade Média.

Os moinhos de Montedor encantaram-me.

Muito bem conservados, devido a obras de restauro, são de visita obrigatória.

Deixe um comentário