Não sabia que as praias também morriam.
Só fiquei a saber após visitar o Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor, em Carreço, concelho de Viana do Castelo.

O Alcantilado de Montedor é um verdadeiro santuário da natureza, pois nele é possível apreciar os testemunhos de um campo dunar milenar e de cada um dos quatro níveis marinhos conhecidos.
Os aspetos geológicos da área permitem entender, muito, da evolução geológica, paleoambiental e mesmo cultural da região nos últimos 400 mil anos.
É possível apreciar vários tipos de geoformas residuais, tais como sapas, marmitas, pias, entre outras, que comprovam a génese em ambiente de praia, pois estas abundam neste local sob a forma de blocos graníticos.





Mas a zona não é só rica em termos geológicos é, também, um repositório ancestral do uso humano do território desde o Paleolítico, onde se pode apreciar inúmeras insculturações rupestres de idade pré-romana e, até, os traços de uso agrícola do solo desde a ocupação castreja daquele local.

Mas a história deste local, não termina, ainda, por aqui, pelos seus aspetos geológicos, históricos ou culturais, também, está associada à enorme beleza natural das suas paisagens.


A caminhada que eu fiz por esta área foi, sem qualquer dúvida, o melhor das minhas férias.


Dificilmente irei esquecer as imagens que eu gravei cá dentro…


