Já me tinham dito que a aldeia de Provesende era linda, mas nunca imaginei que fosse tanto.
Esta localidade, do concelho de Sabrosa, parece ter parado no tempo, conservando muito daquilo que a caracterizava como aldeia do Douro vinhateiro.
Situada num pequeno plateau e numa região de grande beleza natural, dá aldeia é possível aceder a magníficas vistas sobre toda uma região onde predominam os socalcos tão característicos do Douro.
Com tendência rural, estas marcas são visíveis por toda a aldeia e arredores, pois é claramente uma região de vinhas, de figueiras e de oliveiras.
Do centro da aldeia existem várias propostas de trilhos, devidamente, assinalados.
Tem um sem número de casas senhoriais e brasonadas, que só mostram o poder económico das famílias ricas de outrora, já ligadas à área da vinicultura.
Percorrer, calmamente, as típicas ruas de Provesende para poder apreciar os seus belos pormenores é, sem sombra de dúvidas, o melhor da visita.
O antigo Pelourinho permanece, como que a dominar a pequena praça do centro da aldeia.
Um pouco mais a cima, a linda igreja matriz, de estilo maneirista e rica decoração Barroca, ainda parece espreitar para o centro da aldeia.
Mas o que eu mais gostei foi da chamada Fonte Velha de Provesende, uma fonte do século XVIII, também ela de estilo Barroco e toda construída em granito, localizada perto de um miradouro da aldeia.
O que se destaca logo na fonte, são duas enormes carrancas, isto é, duas esculturas de caras muito feias, pela boca das quais sai a água para o tanque.
Um pequeno café museu, localizado perto da fonte, reúne muito da(s) história(s) de Provesende.
Recomendo uma visita…


























Uma opinião sobre “Provesende, uma das aldeias mais bonitas do Douro”