Barragem, Barroso, Concelho de Montalegre, Freguesia de Morgade, Negrões, Portugal, Vilarinho de Negrões

Para nós será, sempre, a Barragem dos Pisões…

Se há local que me prende e do qual eu gosto muito, é a Barragem do Alto Rabagão, mais conhecida, localmente, por Barragem dos Pisões.

É chamada dessa forma, pelos locais, em virtude da construção da barragem ter ocorrido na aldeia de Pisões.

Desde muito pequena, lembro de ouvir falar desta barragem e desta albufeira, em casa, pois a minha mãe foi criada numa aldeia na qual grande parte dos terrenos ficou submersa aquando da sua construção.

Todas as histórias que lhe estavam, portanto, associadas habitaram em mim, desde muito cedo de tanto as ouvir contar. A barca do perna alta. Os terrenos submersos…Todas…

Por isso, este artigo não fala sobre uma viagem, mas sim é um resumo das minhas várias “viagens” pela Albufeira dos Pisões.

Seja para passar férias ou para apenas passar um fim de semana, descobrir e apreciar esta região é uma bela surpresa.

É uma bela surpresa gastronómica com vários restaurantes localizados ao redor da barragem. Todos com umas vistas incríveis e com as especialidades regionais.

É uma bela surpresa para os amantes das tendas ou autocaravanas, ou ainda das “Van life” que têm possibilidade de aí acampar, por exemplo, no parque de campismo de Penedones ou num outro local e acordar com umas paisagens de sonho.

É uma bela surpresa para os amantes de caminhadas que, tal como eu, fazem desta atividade um estilo de vida e, por isso, só se podem sentir totalmente realizados ao caminhar por lugares tão bonitos, por trilhos para todos os gostos.

E claro, falar-se de Albufeira é falar-se de praias fluviais.

Umas mais selvagens, outras já mais equipadas, existem muitas opções.

A Praia de Penedones, localizada nas proximidades do parque de campismo, permite aceder a vários serviços e/ou equipamentos, tais como, por exemplo, motos de água.

Mais recentemente criada, a Praia de Monte Alegre, também, já conquistou muitos visitantes.

Mas a maior e mais bela surpresa é, sem dúvida, a visita às aldeias, algumas muito pitorescas, existentes à volta da albufeira da barragem, que sabem bem ser descobertas ao mesmo tempo que se apreciam as vistas espetaculares sobre este imenso espelho de água.

Tenho, obviamente, de começar por Morgade e Criande, a(s) terra(s) da minha mãe, como lhe(s) chamo.

Linda localidade onde as casas graníticas da antiga “colónia” de Criande dão as boas vindas aos visitantes.

O centro da aldeia de Morgade merece uma visita.

A sua igreja com a torre sineira, o seu fontanário, as suas casas graníticas…

O pequeno café/restaurante “Pinto” à beira da estrada é uma excelente escolha para se provarem as especialidades da região, a carne de vitela, com uns ótimos pregos no pão ou ainda o fumeiro da região, produzido de forma tradicional pela simpática dona do estabelecimento.

Mas a cereja no topo do bolo é sem qualquer dúvida Vilarinho de Negrões, a aldeia das sete maravilhas como é conhecida.

Título esse, que até já conseguiu batizar um restaurante recentemente construído mesmo junto à água, chamado sete maravilhas.

A aldeia é um encanto. Parece uma pequena ilha.

As suas casas são graníticas. Parecem contar histórias.

A proximidade com a água, potencia a beleza desta localidade.

Dar a volta à barragem e ir parando para apreciar outras belas localidades, bem como, ângulos que permitem vistas fantásticas sobre a água, é o melhor desta albufeira que, para nós, será sempre a dos Pisões.

Uma opinião sobre “Para nós será, sempre, a Barragem dos Pisões…”

Deixe um comentário