Île de France, Dicas e truques, Europa, França, Paris

Do aeroporto de Orly ao centro de Paris…

Muitas vezes as deslocações dos aeroportos ao centro das cidades podem ser uma verdadeira dor de cabeça. Seja por serem dispendiosas, por falta de informação ou ainda pela dificuldade no domínio de certas línguas estrangeiras aquando de pedidos de informação. Daí ser sempre conveniente, efetuar alguma pesquisa, antecipadamente, para levar a viagem bem preparada e evitar situações mais complicadas.

Podem encontrar informação sobre esta temática no link seguinte, mas aproveito para deixar, também, aqui algumas dicas.

https://www.parisaeroport.fr/passagers/acces/paris-orly

O aeroporto de Orly, localiza-se a sul de Paris, a 14 quilómetros da capital.

Tem voos para a maioria dos continentes e antes da construção do Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, era o principal aeroporto de Paris.

Mesmo com este encaminhamento de muitos dos voos para o novo, continua a ser o aeroporto francês mais movimentado em termos de tráfego doméstico e, por isso, associado ao embarque de muitos passageiros.

Está dividido em 2 terminais, Sul e Oeste, entre os quais o transporte é possível pelo Orlyval, um comboio automático, de forma gratuita.

Os setores 1,2 e 3 têm uma paragem, a mesma, e o 4 outra diferente, daí ser importante fixar os dados do voo para não sair no terminal errado.

Existem várias formas de deslocação entre o aeroporto e o centro da capital.

Carro

Para os que não apreciam andar em transportes públicos, existe a solução do táxi ou caso estejam habituados com ferramentas digitais, o Uber, também pode ser uma solução.

Esta é, no entanto, a mais dispendiosa e, se o trânsito estiver mais caótico pode ser também um pouco demorada.

Orlybus

Também um pouco condicionada ao trânsito é a escolha pelo Orlybus, um autocarro que liga o aeroporto à estação de Denfert-Rochereau, onde é possível aceder ao metro.

É, no entanto, a solução mais económica e a compra dos bilhetes pode ser feita no aeroporto.

Orlyval e RER B

Porém, a solução que eu prefiro, é uma opção combinada de comboios, Orlyval e RER B, que nos leva, mesmo, ao centro de Paris e que tem um custo de aproximadamente 12 euros.

Deixo a dica, ao chegar ao aeroporto, em vez de comprar o bilhete nas máquinas, aconselho tirar nos balcões de turismo existentes no aeroporto, pois também adquiro o “Paris Visite travel pass”, um cartão que me vai permitir ter viagens ilimitadas durante a minha estadia na capital francesa.

Este tem possibilidade de ser adquirido para vários dias ou até apenas um e para zonas distintas, o centro de Paris zona de 1 a 3, ou os arredores, de acordo com a realidade da visita de cada um.

Podem obter mais informações no link seguinte: https://www.ratp.fr/en/titres-et-tarifs/paris-visite-travel-pass

Já com os bilhetes adquiridos, o primeiro comboio o Orlyval, irá permitir o transporte entre o aeroporto e a estação de metro de Antony, numa viagem de aproximadamente 6 minutos.

Em seguida, o RER B, em direção a La Plaine, num percurso de aproximadamente 20 minutos, vai permitir chegar ao centro de Paris e aos pontos, a partir dos quais é possível aceder a grande parte das linhas de metro parisiense, como a estação da “Gare du Nord” ou aquela que eu geralmente prefiro “Châtelet-Les Halles”.

Em sentido contrário, ir até à estação de metro “La Chapelle”, que faz ligação à “Gare du Nord” e deve-se ter aqui algum cuidado aqui ao entrar no RER B, pois existe uma bifurcação nesta linha e por isso não se pode escolher o comboio em direção a Robinson, mas sim Saint-Rémy- les-Chevreuse.

Ao chegar à estação de Antony, ir no Orlyval até ao setor indicado no bilhete de voo.

Deixe um comentário