Disponibilizar água potável à população de Paris, ainda é, hoje em dia, uma grande preocupação dos responsáveis.
Imaginem, então, durante a guerra Franco Prussiana, na qual a população de Paris revoltou-se contra o resto do país e acabou por se fechar sobre si próprio, originando a chamada Comuna de Paris.
Toda essa instabilidade, teve sérias consequências sobre o acesso, por parte da população, à água e à comida.
E foi no meio de toda essa confusão que Sir Richard Wallace, um filantropo de origem britânica mas de coração parisiense, doou, à cidade de Paris, 50 fontes metálicas para que os parisienses não morressem à sede.
Assim nasceram as Fontes Wallace, as lindas fontes verdes que se podem apreciar um pouco por toda a cidade e chamadas em França de “Fontaines Wallace”.

Numa altura, marcada pela miséria e precariedade, este gesto foi muito bem acolhido e, por isso, não tardou nada a que fossem instaladas mais 30 fontes dessas.
Hoje existem mais de uma centena pelas ruas de Paris, alimentadas a partir da rede de água potável da cidade a funcionar exatamente como inicialmente.
A localização destas pode ser consultada em: http://www.eaudeparis.fr/nc/carte-des-fontaines e proporcionam mais um excelente roteiro, para percorrer pelas ruas de Paris.
Em ferro fundido, pintadas de verde e representando, através de 4 figuras femininas com vestes gregas, os valores da Bondade, Caridade, Sobriedade e Simplicidade, embelezam praças e parques da capital francesa.

Estas pertencem às realidades de Paris há mais de um século, pelo que fazem parte das rotinas dos habitantes, que recorrem a elas para beber água no dia à dia, já que as fontes usam o mesmo sistema que abastece os apartamentos da cidade.
