Água(s), Île de France, Catedral, Europa, França, Ile de la Cité, Ile de Saint-Louis, Montmartre, Monumentos, Paris, Ponte, Rios

Roteiro do Amor por Paris!…

Já não é novidade para ninguém que Paris é a cidade do Amor e também não é novidade qual o motivo que leva a que isso aconteça, pois tudo nela é poesia.

Quer sejam as suas ruas, que mais parecem sair de verdadeiros contos perdidos pela história, quer seja o rio Sena que rasga a cidade e que guarda com ele alguns dos segredos das mais belas histórias de amor vividas na cidade, quer sejam, ainda, os celebres monumentos parisienses, que acolheram e, por vezes até  esconderam grandes paixões.

Arquitetura, cultura, arte, comidas…cada centímetro da cidade respira, portanto, romantismo.

Desafiada a criar um roteiro do amor por Paris, apresento uma seleção das atividades e locais, que eu considero inesquecíveis na celebração deste sentimento.

  1. Torre Eiffel

A Torre Eiffel é um dos lugares mais românticos do mundo, pois é o monumento do mundo inteiro que aparece mais vezes associado a pedidos de casamento.

Até há quem a escolha para relembrar esse dia ou até dar o nó.

Qualquer que seja a situação, é um dos lugares a visitar pelos casais apaixonados, subindo, de preferência, ao topo para apreciar a linda cidade de Paris, seja no inicio de um dia ou no final.

2. Montmartre

Acho Montmartre o bairro ideal para se namorar, pois a sua localização na parte mais alta da cidade, mesmo no topo da colina proporciona vistas incríveis sobre Paris e confere às suas ruas, cantos e recantos um charme único.

Existe, portanto, um sem número de lugares e atividades ideais para os casais apaixonados.

  • Deambular pelas ruas

Foi a inspiração dos pintores dos séculos XIX e XX, nomeadamente Modigliani, Picasso, Utrillo, entre muitos outros, mas, também, de inúmeros escritores, músicos, poetas…o bairro de Montmartre  e as suas ruas repletas de histórias e mergulhadas num ambiente artístico são os lugares ideais para um bom passeio de mãos dadas.

  • Basílica do Sacré-Coeur

As escadas que ficam no jardim da frente da Basílica do Sagrado Coração são o lugar mais bonito para se assistir ao pôr do sol da cidade.

Sentar nos degraus, ouvir a música dos artistas de rua que por ali costumam estar e apreciar o belo momento em que o sol se esconde é assim qualquer coisa de fantástico.

  • Place du Tertre

Conhecida por praça dos pintores, a “Place du Tertre”, é um lugar fascinante onde é possível pedir aos artistas, que por ali ainda abundam, um retrato ou uma caricatura de um momento muito especial a dois.

  • Mural do “je t’aime”

Durante anos Frederic Baron recolheu, um pouco por todo o mundo, a expressão “Amo-te” em várias línguas e dialetos que ele juntou, com a colaboração de outros artistas, num mural, localizado próximo da estação de metro de Abbesses.

Conhecido por “Le mur des Je t’aime” reúne, então, numa bela obra, estas declarações e tornou-se, em relativamente pouco tempo, um dos lugares mais visitados pelos namorados que descobrem Paris para tirar fotos ou declarar os seus sentimentos.

  • Moulin Rouge

Localizado na parte mais baixa, já no Boulevard de Clichy, o famoso cabaré “Moulin Rouge” é um dos bons locais para se acabar uma noite.

Assistir a um dos seus espectáculos é uma forma de sentir, a dois, a boémia da cidade.

3. Cruzeiro pelo Sena

Um dos passeios mais bonito pela cidade, suas pontes e seus monumentos, é o clássico cruzeiro, nos famosos bateaux mouche pelo Sena.

É um apreciar Paris por um outro ângulo, que, ainda, se pode tornar mais romântico aproveitando as inúmeras possibilidades que estes passeios de barco permitem, tal como um jantar sobre as águas, um cruzeiro para apreciar o pôr do sol sobre o Sena ou, ainda, um fim de dia pelos belos cenários acompanhado com champanhe.

4. Ilhas de Paris

As duas ilhas “Île de la Cité” e “Île Saint-Louis” da capital francesa são o coração da cidade, com cenários perfeitos para passeios a dois, pois nelas são muito românticas.

É possível descer e caminhar mesmo junto às águas do Sena, passando por baixo de várias pontes que unem as margens da cidade às ilhas.

  • Square du Vert-Galant

A ponta da “Île de la Cité”, chamado de “Square du Vert-Galant”, é o ponto mais romântico desta. 

O enorme chorão que mergulha os seus braços na água e esconde do mundo a extremidade da estreita faixa de terra que é a ilha nesse ponto, é um dos locais escolhidos para a partilha de momentos românticos entre os casais apaixonados.  

  • Île de Saint-Louis

Considero a ilha de Saint-Louis como um dos lugares a não perder por parte dos casais apaixonados, seja em passeios pelos ruas calmas e cais, seja na escolha de um lugar para almoços e/ou jantares a dois pelos restaurantes aí existentes e que oferecem uma variada gastronomia francesa.

5. As Pontes de Paris

Por último quero destacar algumas das mais belas pontes de Paris, palco e inspiração de muitos livros e filmes de amor.

  • Pont des Arts

Talvez a ponte mais conhecida pelos namorados seja mesmo a das Artes.

Ainda hoje é conhecida pela ponte dos cadeados, pois durante anos os casais apaixonados prenderam nesta os chamados cadeados do amor, com o nome de cada um e lançavam a respetiva chave à água, como forma de promessa de amor eterno.

O peso destes tornou-se insustentável para a ponte e foram retirados, mas diariamente ainda existem tentativas de os voltar a colocar.

A ponte das artes será, portanto, sempre a ponte do Amor.

  • Pont Alexandre III

É considerada a ponte mais bonita de Paris e a mais romântica, devido aos seus inúmeros ornamentos e magníficas vistas.

Não faltam, portanto, diariamente casais de apaixonados a serem fotografados neste ponte.

  • Pont Neuf

É a ponte mais antiga de Paris.

Foi palco de uma das histórias de amor mais conhecida do cinema francês, no filme “os amantes do Pont-Neuf”.

Os vários retiros, semi circulares, existentes pela ponte fora, são locais muito escolhidos pelos casais para namorar.

  • Pont Bir-Hakeim

Também ligada a um dos maiores sucessos do cinema, o filme “o último tango em Paris”, a ponte de Bir-Hakeim também é um hino ao amor.

Foi aqui que os dois atores, Marlon Brando e Maria Schneider se conhecem.

E é também aqui que noivas do mundo inteiro recorrem a este cenário para as suas fotos devido às lindas vistas da Torre Eiffel.

Deixe um comentário